-
Início
-
Serviços
-
Cultura
-
Projetos Europeus
- EUrban DECO
EUrban DECO
O EUrban DECO é um projeto europeu financiado pelo programa CERV no âmbito do convite à apresentação de propostas European Remembrance.
Em particular, o projeto pretende levar a cabo uma investigação transnacional conjunta para mostrar como a ideologia colonial - apesar dos processos de descolonização da segunda metade do século XIX - ainda é influente no ambiente urbano através da utilização de símbolos, narrativas romantizadas e, em última análise, também na toponímia das cidades europeias. Os parceiros pretendem realizar esta análise com o objetivo final de compreender de que forma estas narrativas de origem colonial distorceram os processos de recordação histórica, a persistência de tais narrativas definiu e perpetuou, de facto, uma abordagem hostil às questões da migração e da integração, impedindo as sociedades da UE de se tornarem verdadeiramente interculturais. Em última análise, os parceiros estão empenhados em desconstruir e reelaborar conjuntamente as narrativas de origem colonial através de uma abordagem coletiva, da base para o topo, que valoriza o ponto de vista das minorias e das comunidades marginalizadas. Como sublinha a literatura científica, os mapas, a cartografia e a toponímia sempre foram instrumentos sociais e políticos na definição dos espaços geográficos humanos. A reiteração de mentalidades coloniais no ambiente urbano reflete agora questões sociais prementes, especialmente em países como a Itália, a França, a Alemanha e os Países Baixos. O uso repetido de referências de origem colonial está, de facto, a impedir que as cidades da UE se tornem espaços multiculturais abertos.
Por conseguinte, o projeto visa a prioridade política n.º 3 do Programa CERV European Remembrance ("Migração, descolonização e sociedades europeias multiculturais"), uma vez que explora o legado do colonialismo nas suas declinações multifacetadas e na relação com as comunidades afetadas dos países colonizados.
EUrban Deco, envolve parceiros de 7 países europeus, respetivamente Itália, Espanha, França, Portugal, Países Baixos, Albânia e Alemanha.