-
Início
-
Serviços
-
Educação
-
Atividades
-
Encontro de Pais
- Encontro de Pais - Rute Agulhas
Encontro de Pais - Rute Agulhas

Vamos falar (sobre) proteger
Como podem os pais cuidar e proteger e, em simultâneo, estimular a descoberta e a tolerância à frustração? Como ajudar as crianças a lidar com as adversidades?
As crianças têm o direito a crescer em segurança num ambiente protetor e a ver asseguradas todas as suas necessidades. Precisam de uma base segura que potencie sentimentos de pertença e que lhes permita, depois, explorarem o mundo que as rodeia. Ao mesmo tempo, precisam de ser desafiadas a explorar, num caminho de progressiva autonomia e individuação.
As crianças precisam de ser protegidas, mas não sobre protegidas.
Como podem os pais cuidar e proteger e, em simultâneo, estimular a descoberta e a tolerância à frustração? Como ajudar as crianças a lidar com as adversidades?
Nota biográfica - Rute Agulhas
Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia e Psicologia da Justiça. Terapeuta Familiar e Terapeuta EMDR. Perita na Delegação Sul do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P. Professora assistente convidada no ISCTE-IUL. Coordenadora do Grupo VITA - Grupo de acompanhamento das situações de violência sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal.
Experiência na área dos maus-tratos, negligência e abuso sexual de crianças e adolescentes, avaliação psicológica forense e intervenção familiar.
Tem trabalhado na área clinica e forense com investigação e numerosas publicações na área da Psicologia Forense, divórcio, direitos das crianças, parentalidade positiva, saúde mental e prevenção do abuso sexual de crianças. Coordenadora da coleção “Vamos Prevenir” da Ordem dos Psicólogos Portugueses, sobre prevenção primária de diversas problemáticas em crianças e adolescentes.
21h00