área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Concurso Literário 'Ler Lousada'
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
A prática regular de atividades como a leitura e escrita é um fator primordial para o bom desenvolvimento intelectual das crianças e dos jovens, ao estimular a sua imaginação e criatividade, potenciando a aquisição de competências e de valores de cidadania.
Consciente da sua responsabilidade para com as gerações mais jovens e da importância que os livros têm, apesar do cada vez mais frequente uso das tecnologias, a Câmara Municipal de Lousada a Câmara Municipal de Lousada procedeu à edição de livros, dirigidos aos alunos das escolas do concelho, lançando, ao mesmo tempo o Concurso Literário “Ler Lousada”. Este concurso tem como principais objetivos criar e/ou consolidar hábitos de leitura e escrita, promover a escrita criativa e expressão literária e valorizar a cultura do concelho de Lousada.
“Contos do Rio que Corre”, de Álvaro Magalhães, destinado a todos os alunos do 4º. ano, e “O caderno de JB encontrado em Lousada”, escrito por António Mota, para oferecer a todos os alunos do 6º. ano do concelho, foram o ponto de partida para os I e II Concursos Literários “Ler Lousada”, que decorreram nos anos letivos de 2016/2017 e 2017/2018.
Nos dois anos letivos seguintes, os alunos do 4º ano receberam “Cartas à Minha Terra”, de José Fanha, os de 6º ano “A Incrível História dos Bacalhaus Voadores”, de António Torrado e, aos alunos de 9ª ano, foi oferecido o livro “AGÁ: A Cura”, de Vítor Oliveira, que serviram de inspiração aos trabalhos dos III e IV Concursos Literários “Ler Lousada”.
Para cada ano de escolaridade há um prémio de 1500€ em livros, distribuídos pelos três melhores trabalhos apresentados.
No ano letivo anterior, com o fecho das escolas a 9 de março, devido à pandemia que se instalou, o concurso foi cancelado.