Jornadas do Ambiente na sexta-feira no Auditório Municipal

Especialistas abordam o “Capital Natural”
Na próxima sexta-feira, dia 11, a Câmara de Lousada promove as XIII Jornadas do Ambiente que tem como mote “Capital Natural: os recursos naturais como fator de desenvolvimento regional”.
A sessão de abertura vai realizar-se pelas 9h30 com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, e o Secretário de Estado do Ambiente, Dr. Carlos Martins, entre outras entidades.
A primeira intervenção destas Jornadas tem como foco a apresentação da estratégia municipal para o ambiente, com as intervenções do Vereador do Ambiente, Dr. Manuel Nunes, que fala sobre “Lousada, na rota da sustentabilidade”. Vai também ser apresentada a revista LUCANUS, revista de ambiente e sociedade, pelo Dr. João Carvalho, coordenador editorial do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.
O primeiro painel tem como tema principal “Capital Natural na agenda de sustentabilidade: a estratégia nacional”. Vai ser moderador o Dr. Eduardo Ferreira, da Universidade de Aveiro. Os temas que vão estar em destaque são a “Gestão de valores naturais e económico-sociais: o caso português”, “Ecoturismo e desenvolvimento económico” e “Economia do Ambiente”.
O segundo painel é relativo à “Valorização do capital natural: áreas protegidas e espaços públicos”, em que a moderação vai estar a cargo da Dra. Rosa Pinho, da Universidade de Aveiro. O primeiro tema é “Gestão de áreas protegidas, panorama europeu e os novos players da conservação da natureza”, “Conservação do priolo e desenvolvimento económico nos Açores”, “Reserva Mundial da Biosfera – Circuito Bio Saudável”, o “Caso do Geoparque de Arouca, museus e Passadiços do Paiva” e “Parque das Serras do Porto”.
No terceiro painel vai ser tratada a “Valorização do capital natural: a iniciativa privada”, contando com a moderação do Vice-Presidente da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos, Fernando Guedes. “Associação Transumância e Natureza – o caso da Reserva da Faia Brava”, “The Navigator Company – certificação florestal e a valorização do setor florestal” e “BioInsight – recursos naturais, negócios e indústria” são os assuntos em destaque.
O último painel “Educar para valorizar”, moderado pela Eng.a Leonor Cruz, do Centro de Monotorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo. Vai ser apresentado o projeto “Imprint+. Da pegada ambiental individual à ação coletiva”, “Educar opara preservar” e “Emprego jovem e economia verde”.