Dois dias a falar de poesia e de poetas

Apresentados projetos da leitura e do livro pela autarquia
Decorreram na sexta-feira e sábado, as V Jornadas Pedagógicas da Rede de Bibliotecas de Lousada, com o tema “Falemos de Poesia”.
Foi avançada ainda a novidade que passa pela criação do Plano Municipal de Leitura, no seguimento do trabalho que te sido desenvolvido ao longo dos nos, nomeadamente com os livros escritos, propositadamente para Lousada, dos reconhecidos escritores António Mota e Álvaro Magalhães e a autarquia ofereceu aos alunos.
A Dra. Helena Araújo, da Rede de Bibliotecas Escolares, destacou que os alunos podem experimentar o texto poético de uma forma mais prazerosa na Biblioteca da escola do que na sala de aula, sendo o papel do professor bibliotecário de extrema importância, na inspiração e condução da leitura de poesia.
Na sessão de abertura e conferência inicial marcou presença o Prof. Doutor Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura, com a reflexão intitulada “Ainda somos um país de poetas?”
Apresentação de novos projetos destinados aos alunos do concelho
O Vereador da Cultura, Dr. Manuel Nunes, na sua intervenção falou dos projetos que estão a ser trabalhados para alunos dos vários ciclos de ensino e que têm como base a literatura. Exemplo disso é a o livro de banda desenhada, cujo título é “Agá”, e que tem como cenário o ano de 2355, tendo como público-alvo os alunos do 9.º ano de escolaridade. A autoria é de Vítor Oliveira e a ação passa por uma única empresa que controla toda a água potável do planeta. A partir daqui desenrola-se todo o enredo.
Vão participar, com obras originais escritas propositadamente para Lousada, António Torrado e José Fanha.
A autarquia editou já duas obras, cujos destinatários foram os alunos do 4.º e do 6.º ano, a que a autarquia ofereceu "Contos do rio que corre", de Álvaro Magalhães, e "O Caderno de JB encontrado em Lousada", de António Mota, respetivamente.
Testemunhos de escritores nacionais
No sábado, segundo dia de trabalhos foram abordados e debatidos temas “Trava-Lengas”, que contou com a intervenção de Adélia Carvalho e o José Pires.
“Os poetas sem qualidades” foi o mote para a intervenção de Andreia Faria e pelo José Mário Silva. Frederico Lourenço e o Jaime Rocha falaram sobre “Olhando os clássicos”.
“Poesia do Séc. XXI” foi o tema apresentado por Carlos Tê e Daniel Jonas, a que se seguiu as intervenções de Inês Fonseca Santos e de Álvaro Magalhães que fizeram uma “Evocação a Manuel António Pina”. A tarde terminou com a entrevista a Fernando Dacosta.
As Jornadas resultam de uma organização da Câmara Municipal de Lousada, Rede de Bibliotecas e Lousada, Centro de Formação dos Agrupamentos de Escolas Sousa Nascente, Lousada Associação de Eventos Culturais, contando como apoio do projeto europeu E-publisher.
Estas V Jornadas Pedagógicas da Rede de Biblioteca de Lousada são acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Feira do Livro com atividades para os mais novos
A Feira o Livro de Lousada decorreu entre os dias 27 e 30, mais uma vez na Avenida Senhor dos Aflitos, por onde passaram pessoas de várias idades. Os mais pequenos foram um público privilegiado, na medida em que tiveram a oportunidade de participar em atividades como encontros com escritores e ilustradores, apresentação de livros, oficinas e ateliês e sessões de leitura animada.
Vários autores de livros para a infância estiveram presentes na Feira do Livro, como Adélia Carvalho, Cátia Vidinhas, Marta Madureira, Anabela Dias, Manuela Costa Ribeiro e Carlos Nogueira.