área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
“Capital Natural” nas Jornadas do Ambiente
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
No dia 11 de novembro, sexta-feira, decorrem as XIII Jornadas do Ambiente de Lousada.
O tema do encontro, que se realiza no Auditório Municipal, é o ”Capital Natural: os recursos naturais como fator de desenvolvimento regional”.
Em debate vai estar a valorização do capital natural enquanto tema emergente na área do Ambiente e Sustentabilidade.
O capital natural pode ser definido como o conjunto de bens e serviços providenciados pelos recursos naturais, incluindo os solos, a água, o ar, a paisagem, e todos os seres vivos.
Numa época em que o capital financeiro tenta recuperar de uma crise profunda, faz sentido refletir sobre estratégias de crescimento alternativas. Da economia à educação, da cultura à saúde, o Capital Natural representa a verdadeira garantia de sustentabilidade ambiental, social e económica, afigurando-se como um fator-chave para o desenvolvimento regional.
A sessão de abertura está agendada para as 9h30, com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Dr. Carlos Martins, do Reitor da Universidade de Aveiro, Dr. António Manuel Assunção, e o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado.
A primeira intervenção será realizada pelo Vereador do Ambiente, Dr. Manuel Nunes, que apresenta o tema “Lousada na rota da sustentabilidade”. Segue-se a apresentação da revista de ambiente e sociedade LUCANUS, pelo Dr. João Carvalho, da Universidade de Aveiro.
O primeiro painel tem como tema “Capital Natural na agenda de sustentabilidade: a estratégia nacional”.
Segue-se o painel relativo à “Valorização do capital natural: áreas protegidas e espaços públicos.
Os trabalhos da tarde têm como mote a “Valorização do capital natural: a iniciativa privada”. O último painel tem como tema principal “Educar para Valorizar”.
Mais informações e inscrições em www.cm-lousada.pt/pt/jornadasdoambiente.