área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Igualdade de Oportunidades aumenta para mulheres de Lousada
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Numa data em que se assinala o Dia da Igualdade de Género importa destacar os dados relativos ao emprego que, no concelho de Lousada, tem aumentado para as mulheres face aos homens.
No início de 2014, o Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), o concelho de Lousada teve uma das taxas mais de colocação mais elevada e, sobretudo, para as mulheres. Assim, a taxa média de colocações de desempregadas foi de 39,4% e de 4,6% para os homens.
Entre 2004 e 2012 ajuda a compreender as dinâmicas globais de retração e crescimento do emprego no concelho, enquadrando as diferenças em relação às taxas de colocação de homens e mulheres, nomeadamente a retração no setor das indústrias transformadoras, construção e comércio e crescimento no setor das atividades administrativas e serviços de apoio, educação, atividades de saúde humana.
Ainda de acordo com dados do IEFP a taxa de colocações em Lousada, também em 2014, foi de 20.3%, contrastando com os 3,7% de Baião e os 3,9% de Marco de Canaveses. Valores igualmente elevados se verificaram na taxa de colocações de mulheres no concelho, que andou perto dos 40%, enquanto os homens tiveram uma taxa de colocação na ordem dos 4,6%.
O crescimento do emprego nas Atividades Administrativas e serviços de apoio, Educação, Atividades de Saúde Humana tende a privilegiar as colocações dos desempregados do sexo feminino, contribuindo para a desejável redução da taxa de desemprego das mulheres, a longo prazo.
A autarquia conjuntamente com as várias instituições da área social do concelho tem vindo a desenvolver projetos que permitam uma maior qualidade de vida com mais emprego qualificado, onde homens e mulheres estejam no mesmo patamar.