Campanha Laço Rosa no mês da luta contra o cancro

A Câmara associa-se à Campanha do Laço Rosa que se assinala neste mês de outubro, lembrando o flagelo que é cancro da mama. Nesse sentido, vão ser desenvolvidas diversas atividades onde se inclui a venda de Laços Rosa, até final do mês, e ainda o Jantar do Laço Rosa que vai ter lugar no dia 28, pelas 20h00, no restaurante Vila 149, em Pias. O jantar tem um custo de 15€. As inscrições podem ser efetuadas através do e-mail asocial@cm-lousada.pt ou do número de telefone 255820500 (Ação Social).
Os Laços Rosa podem ser adquiridos, por um euros cada, nos edifícios da Câmara Municipal, na Biblioteca, na Universidade Sénior de Lousada, na Academia de Cultura Musical de Lousada, Piscinas Municipais, Centro de saúde de Lousada e unidades de saúde de Caíde de Rei, Lustosa e Meinedo. A verba angariada vai ser entregue à Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Rastreios do Cancro da Mama para mulheres do concelho
A prevenção é a palavra-chave no que toca ao cancro da mama. Nesse sentido está a ser desenvolvido um programa de rastreio em Lousada, junto ao Centro de Saúde, até final de janeiro do próximo ano. Para chegar a todas as mulheres com idades compreendidas entre os 45 e 69 anos a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem disponível uma unidade móvel onde são realizadas as mamografias, por profissionais credenciados.
O concelho de Lousada, que integra o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Vale do Sousa Norte tem inscritas nas unidades de saúde do concelho cerca de sete mil mulheres que reúnem os pressupostos da idade.
A colaboração da autarquia em todo este processo passa por disponibilizar transporte sempre que for necessário efetuar consultas e exames adicionais na Liga Portuguesa Contra o Cancro.
De acordo com fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), que está a promover este programa, refere as vantagens dos rastreios pois aumentam “as possibilidades de tratamentos menos agressivos, permitindo diminuir a mortalidade, aumentar a sobrevivência e proporcionar uma melhor qualidade de vida”.
Prevenção é determinante para a cura
O rastreio resume-se a uma mamografia, cujo objetivo passa por detetar cancros mamários numa fase precoce. Entre os 45 e os 69 anos o rastreio é mais eficaz, na medida em que há grandes hipóteses de recuperação.
As mulheres são convocadas a fazer o rastreio, completamente gratuito, através da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O resultado da mamografia é depois enviado para a residência e também para o médico de família. “Dentro desta faixa etária somente as mulheres que tenham realizado o exame nos últimos seis meses não necessitam de o fazer” – como destaca o Dr. Hugo Lopes, Diretor do ACES Vale do Sousa Norte.
Ainda de acordo do Diretor do ACES “é uma grande conquista termos esta unidade móvel aqui em Lousada, na medida em que é a primeira vez que conseguimos rastrear as mulheres dos três concelhos que constituem o ACES Vale do Sousa Norte. O ideal seria uma adesão de 70% da população do concelho de Lousada que se encontra dentro da faixa etária prevista, porque haveria a certeza de proteção de mais mulheres”. Esta mensagem destina-se às utentes das unidades de saúde de Caíde de Rei, de Meinedo e também de Lustosa. O responsável do ACES relembra ainda que caso não tenham sido contactadas se devem dirigir à sua unidade de saúde e perceber qual o motivo.