área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Aniversário do Comando Territorial da GNR
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Lousada foi o concelho escolhido para a comemoração do VIII Aniversário do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana, assinalado na quarta-feira passada, dia 12.
A cerimónia oficial decorreu durante a tarde no Auditório Municipal, onde estiveram presentes o Comandante do Comando da Administração dos Recursos Internos da GNR, Major-General Baía Afonso, o Comandante do Comando Territorial do Porto, Coronel Mesquita Fernandes.
Valores da instituição destacados
Na intervenção do Comandante do Comando Territorial do Porto, Coronel Mesquita Fernandes, foram destacados os valores intrínsecos da instituição que passam pela “proximidade, humanidade e solidariedade. Sendo que a eficiência e a eficácia continuam a ser também valores fundamentais da Guarda Nacional Republicana independentemente das contingências existentes”.
Relativamente ao Comando Territorial do Porto este é onde se verifica o maior índice de criminalidade do país, contando com cerca de 1500 militares e civis, distribuídos por 34 quarteis e com 370 viaturas. “As dificuldades e os problemas existem, mas não servirão de justificação para o não cumprimento da missão da GNR” – rematou o Coronel Mesquita Fernandes.
Foram ainda homenageados militares da GNR que se destacaram no desempenho das suas funções, bem como lembrados todos os que faleceram.
No final da tarde houve ainda um verde de honra e o bolo de aniversário do Comando Territorial do Porto.
Caracterização da Unidade
O Comando Territorial do Porto é responsável pelo policiamento de uma área de cerca de 2 mil km2, onde residem cerca de um milhão de habitantes, o que corresponde a cerca de 8,5% do total da população portuguesa e 16% da população residente na área policiada pela GNR. A ação de patrulhamento estende-se por 14 cidades em 18 concelhos.