Alunos de Lousada participam em projeto europeu

Happiness in lifelong learning
Lousada acolheu um grupo de 60 alunos provenientes da Dinamarca, Inglaterra, Grécia, Turquia, Alemanha e Eslovénia, que fazem parte do projeto europeu Erasmus+ "Happiness in lifelong learning", que significa “Felicidade ao longo do processo de aprendizagem”.
Alunos e professores juntaram-se aos parceiros de Lousada que representam o Agrupamento de Escolas de Lousada.
O Agrupamento de Escolas de Lousada é parceiro do Erasmus+ desde setembro de 2015 contando com o envolvimento de 20 alunos, com idades compreendidas entre os nove e os 17 anos, que participam nos intercâmbios. Existe a particularidade das turmas desses mesmos alunos se envolverem também nas várias atividades.
Durante os dias em que permaneceram em Lousada, de 26 a 30 de setembro, tiveram a oportunidade de participar em visitas culturais na Vila e também no Porto. A Caça ao Tesouro na Torre de Vilar, a visita à Casa Museu de Vilar, a participação em workshops de pintura, matemática, química, música, foram também atividades que permitiram um intercâmbio mais produtivo.
Para a docente da Escola Secundária de Lousada que está responsável pelo projeto, em Portugal, Dra. Ana Paula Mendes, “este mereceu mais atenção devido ao tema "Happiness in lifelong learning". De facto, as pessoas envolvidas no projeto desenharam-no partindo da premissa que alunos felizes e motivados aprendem melhor e que é possível aproximar a escola dos seus interesses conseguindo melhores resultados e mais motivação, em que também os encarregados de educação se envolvem”.
Ainda na opinião da Dra. Ana Paula Mendes os objetivos deste intercâmbio passam por “fomentar a autoestima, desenvolver competências no âmbito da língua inglesa, conhecer novos hábitos e culturas”.
Grande parte dos alunos ficaram alojados em casa das famílias dos alunos portugueses. Este é também um modo de perceberem e viverem o dia-a-dia dessa família estabelecendo laços muito mais fortes e sendo quase que obrigatório comunicar em inglês.
A comunidade educativa está envolvida no projeto, nomeadamente professores, famílias no acolhimento, assistentes operacionais, associação de pais da Escola Básica e da Direção da Escola.
De acordo com a professora responsável pretende-se “dar continuidade desenvolvimento das "Friendships classes", atividades relacionadas com o ponto mais forte do projecto " Children's parlliament" onde são debatidos assuntos relacionados com as melhores formas de aprendizagem e outros temas que preocupam os alunos e que estes pretendem ver melhorados na escola de forma a torná-los mais felizes”.
No final destes dias em que decorreu o intercâmbio a Dra. Ana Paula Mendes destacou ter sido “muito positivo, tendo sido verificado um envolvimento de toda a comunidade escolar. A escola tornou-se mais coloridas, fortaleceram-se relações de amizades entre alunos, professores, pais e parceiros. Esta foi uma semana extenuante para todos mas penso que muito gratificante. Mal podemos esperar o próximo intercâmbio que será na Alemanha em janeiro do próximo ano”.