Crianças e jovens em Colónias de Férias

CPCJ e Câmara Municipal
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e Câmara Municipal de Lousada promovem um conjunto de atividades para cerca de 60 crianças e jovens, cujo objetivo passa pela ocupação dos tempos livres no período de férias de Verão. O grupo teve a oportunidade de beneficiar de estágios desportivos e colónicas de férias.
Os estágios desportivos foram realizados em parceria com o Lousada Ténis Atlântico e decorreram entre 27 de junho e 1 de julho. Nesta atividade participaram 20 crianças entre os 6 e os 13 anos, que puderam experimentar aulas de ténis e basquetebol. Desta forma, o objetivo passa por permitir que este grupo desenvolva a prática desportiva regular numa dessas modalidades e que a mesma seja um motor adicional para alcançarem o sucesso.
As férias divertidas, que se realizam pela terceira vez, decorreram de 18 a 29 de julho na Quinta D’el Rei, em Lustosa. Participam dois grupos de 20 crianças e jovens entre os 6 e os 17 anos que têm oportunidade de usufruir de piscinas, atividades de grupo e jogos num cenário natural.
Atividades lúdicas para os mais pequenos
Desde 2014 a CPCJ de Lousada, em colaboração com as entidades que compõem a sua modalidade alargada, tem procurado investir de forma regular em atividades lúdicas para enriquecer a vida de crianças e jovens da sua área de intervenção. Assim, usando a diversão, o desporto e entretenimento procura dar contributos para o crescimento positivo das crianças e jovens e dar-lhes novas experiências que contribuirão para o desenvolvimento dos seus interesses, ligação com a terra, relação com os outros e tomada de decisões futuras.
O que são as CPCJ ’s
As Comissões de Proteção de Crianças e Jovens são instituições oficiais não judiciais que têm uma missão muito especial: promover os direitos da criança e do jovem, prevenir ou pôr termo a situações que podem por em causa a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.
São compostas por representantes das entidades locais das áreas da educação, saúde, autarquias, autoridades policiais, instituições privadas de solidariedade social, entre outras.
Do ponto de vista prático, a CPCJ funciona em duas modalidades: alargada e restrita.
À comissão alargada compete desenvolver ações de sensibilização e promoção dos direitos e à comissão restrita tem como finalidade intervir nas situações em que uma criança está em perigo.
A CPCJ de Lousada é composta por diversas entidades, tais como a Câmara Municipal de Lousada, o Instituto de Solidariedade e Segurança Social, Ministério da Educação, Assembleia Municipal, Centro de Saúde de Lousada; Bombeiros Voluntários de Lousada, GNR de Lousada, Associação de Pais, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Clínica Médica Arrifana, Centro Psicopedagógico e Terapêutico Equilíbrios e representantes da comunidade.