área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Protocolo liga Lousada a 127 postos consulares
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas esteve em Lousada no dia 28 de julho para a homologação do protocolo de criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE). O documento foi assinado entre a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas e o Município de Lousada.
No sentido de melhorar os serviços prestados aos emigrantes há uma articulação das Secretarias de Estado os Assuntos Fiscais, da Internacionalização, da Indústria, da Segurança Social e do Turismo. Desta forma há a garantia de que todos os GAE vão dar respostas mais céleres às questões e problemas apresentados pelos utentes.
Como funciona o Gabinete de Apoio ao Emigrante
O GAE tem como objetivos, entre outros aspetos, a promoção de ações que apoiem os cidadãos que pretendam emigrar, mas também dos que se encontrem a residir e a trabalhar em outros países de acolhimento. Este Gabinete tem também como finalidade apoiar, incentivar e acompanhar os cidadãos que regressam com caráter definitivo ao país de origem.
A divulgação de informação sobre os seus direitos e deveres é também outro dos pontos tidos em linha de conta, bem como o apoio ao associativismo e promoção da cultura portuguesa.
O GAE vai funcionar do Edifício dos Paços do Concelho, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.