Programa DICAS completa 10 anos de atividade

Lousada com taxa residual de abandono escolar
No dia 19 de julho, na Biblioteca Municipal, foi apresentada a avaliação final do DICAS (Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade), relativa ao ano letivo 2015/2016. Este ano assinala-se 10 anos de existência deste programa que tem como prioridade o combate ao abandono e ao insucesso escolar.
Ao longo da década, o DICAS tem-se desenvolvido nas escolas através de três projetos: o “Pré-SEA” (Sinalização, Encaminhamento e Acompanhamento), o “SEA” e o “Orienta-te e Segue”. “Famílias do Avesso” – é a designação do projeto que foi desenvolvido este ano letivo pela primeira vez.
De acordo com o Vereador do pelouro da Educação, Dr. António Augusto Silva, “num primeiro momento, o principal objetivo do programa DICAS era combater o abandono escolar. Atualmente a preocupação de toda a comunidade escolar é aumentar os níveis de aproveitamento escolar dos alunos.
“É importante destacar a utilização desta metodologia pioneira e revolucionária, única em Portugal, que permite uma intervenção social e educacional de excelência. “
Rastreios no pré-escolar e no 1.º ciclo
O Pré-SEA é um projeto único no país, direcionado para os alunos do pré-escolar, tendo sido já rastreadas cerca de 3300 crianças, numa abrangência de 84%.
O rastreio realizado nos jardins-de-infância do concelho pretende avaliar as aptidões e competências dos mais novos e permite ainda identificar possíveis lacunas de desenvolvimento efetuando o necessário encaminhamento de forma mais precoce.
Assim, a frequência precoce, a partir dos 3 anos de idade, do pré-escolar assume-se como uma mais-valia enfatizada pro toda a comunidade educativa tendo em conta todo o trabalho de desenvolvimento da criança e de deteção precoce de lacunas que podem ser resolvidas antes do ingresso no 1.ºciclo.
A Sinalização, Encaminhamento e Acompanhamento (SEA) prossegue e a intervenção acompanha os alunos durante o percurso escolar, traduzindo-se numa taxa residual de abandono escolar (0,09% no ano letivo 2015/2016).
Orientação vocacional nas escolas
Escolher a área de estudo ou definir a profissão a seguir são algumas das opções que os alunos têm de fazer com recursos a apoio técnico especializado do projeto “Orienta-te e Segue”. As sessões de orientação vocacional são dirigidas aos alunos e aos encarregados de educação com a possibilidade de experimentarem durante um dia uma profissão à escolha, visitarem uma Feira de Educação e Emprego e ainda conhecerem a oferta formativa existente.
Em abril, cerca de 500 alunos que frequentavam o 9.º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de acompanhar, ao longo de um dia, as tarefas de um profissional na área que escolheram permitindo um contacto real com o mercado de trabalho.
“Aprendiz por um dia” – é a designação da iniciativa que contou com a colaboração de oito centenas de empresas de diferentes áreas profissionais que acolheram os jovens.
Igualdade de género nas escolas
Promovido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lousada (CPCJ) implementou-se, pela primeira vez durante o ano letivo 2015/2016, o projeto “Famílias ao Avesso”, que tem como principal objetivo promover a igualdade de género no meio escolar.
Assim, em estreita colaboração com a comunidade educativa, foram realizadas sessões de sensibilização com os alunos que frequentaram o 3.º e 4.ºs anos do 1.º ciclo. “Aventura na Terra dos Direitos” era o título da história que depois de lida era debatida por todos, sensibilizando e educando os mais novos para a cidadania e respeito mútuo.