Distinções homenageiam Instituições e Personalidades

Medalha de Ouro para a FAMO
No dia 29, sexta-feira, a Câmara realiza a Sessão Solene de Distinções Honoríficas. A cerimónia vai decorrer, no Auditório Municipal, a partir das 18h30.
Este ano vai ser atribuída a Medalha de Ouro de Mérito Municipal à FAMO – Industria de Mobiliário de Escritório e a Medalha de Prata aos Agrupamentos de Escolas de Lousada, Lousada Oeste, Lousada Este e Dr. Mário Fonseca, ao Lousadense José Magalhães e Grupo Recreativo, Desportivo e Cultural de Santo Estêvão.
A FAMO – Indústria de Mobiliário de Escritório, que recebe a Medalha de Ouro, afirma-se como uma referência no tecido económico local e nacional. Fundada em 1947 numa base familiar e tradicional, prolongou ao longo de três gerações uma marca única e exemplar no mercado português do mobiliário hospitalar e de escritório. Neste último ramo, desenvolveu, aperfeiçoou e especializou tendências, perspetivas, estilos e produtos, com novas ideias, módulos, projetos e materiais, acompanhando os desafios tecnológicos, apresentando conceitos originais e explorando soluções inovadoras, criativas e ergonómicas. O facto de se encontrar no limiar das comemorações dos 70 anos de atividade torna particularmente oportuna a atribuição desta distinção.
Atleta olímpico recebe prata
A Medalha de Prata vai ser atribuída ao atleta lousadense José Magalhães, natural de Vilar de Torno e Alentém, que se destacou como atleta olímpico, participando, com 37 anos, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, e em Atlanta, em1996. Representou Portugal por 17 vezes na especialidade de Marcha, e registou presenças nos Campeonatos do Mundo de Gotemburgo, em 1995, e de Atenas, em 1997, nos campeonatos da Europa de Budapeste em 1998, e em várias Taças do Mundo e da Europa. De 2000 a 2005 integrou campeonatos internacionais de veteranos, sagrando-se campeão mundial de Estrada, campeão europeu de Estrada por duas vezes e de Pista Coberta.
Agrupamentos de escolas agraciados
Os agrupamentos de escolas de Lousada, Lousada Oeste, Lousada Este e Dr. Mário Fonseca vão ser distinguidos com a Medalha de Prata, pelo importante papel que têm exercido no desenvolvimento académico, físico, psicomotor, afetivo e social das nossas crianças e dos nossos jovens. Os agrupamentos de escolas assumem-se como elementos preponderantes no desenvolvimento do concelho e na formação das novas gerações com espírito crítico e inovador, estimulando a criatividade, o trabalho cooperativo e a participação democrática. O executivo vai atribuir a Medalha de Prata.
Associação de Santo Estêvão assinala 35 anos
Vai ainda ser distinguido com Medalha de Prata o Grupo Recreativo, Desportivo e Cultural de Santo Estêvão que tem desempenhado uma importante ação desportiva e social, sempre com o envolvimento da população. Há também a registar a conquista da taça concelhia de futebol em 2014/2015, época em que a equipa feminina de futsal também arrecadou a Taça de Lousada, para além de uma participação muito positiva na Liga do Vale do Sousa e Tâmega, e na Taça JOMA. O facto de a coletividade comemorar este ano 35 anos de vida torna particularmente oportuna a atribuição desta distinção.