área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Apresentação das Rotas Gourmet Gold
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Desde 2006 que Lousada promove as Rotas Gourmet numa parceria entre produtores, restaurantes e a Câmara Municipal, a que se junta a Rota do Românico através da visita a monumentos.
As Rotas Gourmet Gold surgem como uma nova sugestão, onde o público-alvo é diferenciado com outro tipo de ofertas para um público também diferente. Foi exatamente isso que na passada quinta-feira, dia 23, se passou com uma visita destinada a operadores e imprensa.
Os operadores turísticos que estiveram presentes neste evento mostraram-se agradados com este novo produto, na medida em que mais uma vez Lousada conseguiu surpreender pela positiva.
O pequeno-almoço teve lugar na Quinta da Magantinha. O grupo seguiu para a Quinta da Tapada, onde foi feita uma prova de queijos, vinhos e espumantes.
O almoço decorreu na Casa de Sedoura. A tarde teve continuidade com uma visita à Torre de Vilar a que se seguiu uma passagem pela Casa de Juste.
Já no final da tarde houve ainda tempo para uma visita ao Complexo Desportivo, tendo como anfitrião o Vereador do Desporto, Dr. António Augusto Silva, e para finalizar o dia houve ainda tempo para um lanche na Quinta de Lourosa.
Rotas Gourmet existem há dez anos
Atualmente existem três Rotas com diferentes itinerários que percorrem outros tantos percursos.
O itinerário da Rota I alia o tradicional e o típico aliam-se, oferecendo os “petiscos” de Lousada confecionados com o saber e a tradição de muitos anos.
Na Rota II Lousada abre as suas portas para uma viagem pelas suas especialidades gastronómicas tendo como complemento os magníficos jardins das casas senhoriais.
O charme e a tradição do concelho, de mãos dadas com as paisagens naturais únicas de Lousada, conduzem os visitantes a um dia relaxante e tranquilo na Rota III.
As visitas podem ser feitas todos os dias, individualmente ou em grupo, mediante inscrição efetuada para o local a visitar ou através Loja Interativa de Turismo, obrigatoriamente até dois dias antes da data pretendida.
Aos sábados, a autarquia dispõe de um autocarro para visitas em grupo, com um mínimo de 20 pessoas.