Homenagem a Rui Feijó

Rui Maria Malheiro de Távora de Castro Feijó foi homenageado, na passada terça-feira, dia 25 de março, altura do seu 93º aniversário, na Casa das Artes, no Porto
Rui Maria Malheiro de Távora de Castro Feijó foi homenageado, na passada terça-feira, dia 25 de março, altura do seu 93º aniversário, na Casa das Artes, no Porto, numa iniciativa promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, Direção Regional de Cultura do Norte e Museu Nacional Soares dos Reis. Marcaram presença nesta homenagem o Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, assim como Vereador do Pelouro da Cultura de Lousada e Presidente da Junta de Vilar do Torno e Alentém.
A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado da Cultura, com a abertura de mesa a cargo do Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, seguido da intervenção de Marcelo Correia Ribeiro, amigo e colega de Rui Feijó dos tempos da Delegação Regional do Norte, que efetuou a retrospetiva da vida do homenageado. Interveio ainda a filha mais velha, Luísa Feijó, que introduziu uma pequena homenagem feita pelos bisnetos de Rui Feijó. Eduardo Souto Moura, arquiteto da Casa das Artes, fez também a sua homenagem. Paulo Cunha, vereador da Cultura da Câmara do Porto também marcou presença na mesa.
Rui Feijó nasceu a 25 de março de 1921 em Viana do Castelo e faleceu a 15 de maio de 2008 na Casa de Vilar em Lousada. Foi um dos mais meritórios pensadores e ativistas cívicos do seu tempo, dando grande parte do seu tempo à promoção da cultura, motivo pela qual foi realizada tal homenagem. Como lousadense tomou parte da vida política sendo o primeiro Presidente da Câmara de Lousada após a revolução de abril de 1974, presidiu à Comissão de Viticultura de Vinho verdes, assim como fundou e presidiu à Adega Cooperativa de Lousada e também à União de Adegas Cooperativas. A partir de Dezembro 1976, Rui Feijó desempenhou funções de Delegado da Secretaria de Estado da Cultura no Porto, que se prolongou até 1988, onde se aposentou. Em 1986 foi condecorado, por Mário Soares, com a Ordem da Liberdade, e em 2001 foi agraciado pela Câmara Municipal de Lousada com a medalha de ouro de Mérito Municipal.