área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Hospital dos Pequeninos para tratar os brinquedos
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
O Hospital dos Pequeninos, que teve a segunda edição no dia 13 de maio, reuniu cerca de 120 crianças dos vários estabelecimentos do pré-escolar público e privado.
Esta iniciativa resulta de uma parceria da Câmara Municipal e da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (AEICBAS).
Um dos objetivos desta iniciativa passa por desmistificar a “bata branca” ao proporcionar um contacto com a profissão médica e com o ambiente hospitalar de modo descontraído num meio adaptado ao mundo infantil, bem como fazer, precocemente, educação para a saúde.
Os mais novos fizeram-se acompanhar dos seus bonecos, que passaram a ser filhos, relatando aos médicos qual o motivo da ida ao hospital. Os cuidados prestados foram desde a medição de febre, auscultação, curativos, injeções, radiografias, entre outros tratamentos adequados.
O Hospital dos Pequeninos é uma iniciativa inspirada no projeto Teddy Bear Hospital concretizado pela International Federation of Medical Students Association (IFMSA) e pela European Medical Students Association (EMSA).
Estiveram em Lousada sete estudantes de medicina do ICBAS, numa experiência que o desenvolvimento das capacidades de comunicação das crianças, melhorando a sua sensibilidade para a realidade da criança doente.