área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Iluminar Lousada acendeu 10 mil velas
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
A Câmara de Lousada promoveu a quinta edição do Iluminar Lousada, coincidindo com o Ano Municipal da Solidariedade, e cujo valor resultante da venda das velas foi encaminhado para o Centro Social e Paroquial de Lustosa.
O valor angariado, fruto de um montante recorde de vendas, vai permitir melhoramento das respostas sociais da instituição, em particular na aquisição de uma viatura de transporte.
As velas estiveram à venda em diversos pontos, inclusive nas lojas do comércio tradicional de Lousada, que uma vez mais se aliaram a esta causa e ajudam na persecução do objetivo.
As edições anteriores contemplaram o Centro Social e Paroquial de Sousela, a Associação “Ao Encontro das Raízes”, a Associação de Desenvolvimento e Apoio Social de Meinedo e a Associação de Solidariedade Social de Nespereira. O critério foi o mesmo de anos anteriores tendo como base concurso e eleição em reunião da Comissão Local de Ação Social.
A prestar serviços à comunidade desde 1980
O Centro Social Paroquial de Lustosa (CSPL) iniciou a sua atividade como Centro Social em 1980, data em que foram celebrados diversos acordos com o Centro Regional da Segurança Social do Porto tendo sido possível um crescimento das respostas sociais.
Atualmente o CSPL é composto por serviços como creche, pré-escolar, centro Atividades de Tempos Livres e apoio domiciliário.
Para além de todas as respostas sociais já referenciadas, a Instituição Particular de Solidariedade Social integra dinamicamente a Rede Social de Lousada através de vários projetos.
Assim, no âmbito da Rede Social o Centro integra o MEISI – Modelo Estratégico de Intervenção Social Integrada, o CIIAD - Comissão Integrada para Idoso e Adulto Dependente, o Núcleo Executivo do Conselho Local de Ação Social de Lousada.
O objetivo fundamental do CSPL passa por contribuir para o desenvolvimento e bem-estar dos utentes através dos serviços prestados, proporcionando deste modo, uma melhor qualidade de vida na resposta às suas reais necessidades.