Entrega de prémios do Concurso Literário

Livros para alunos do 9.º ano no próximo ano letivo
Na sexta-feira, dia 22, foi realizada a cerimónia de entrega de prémios relativos ao I Concurso Literário Ler Lousada, que teve como destinatários os alunos do 4.º e 6.º ano.
O ponto de partida para este concurso foi da Câmara Municipal de Lousada após ter editado duas obras que foram oferecidas aos alunos do concelho.
“Contos do Rio que Corre”, de Álvaro Magalhães, para os alunos do 4º. ano, e “O caderno de JB encontrado em Lousada”, escrito por António Mota, oferecido aos alunos do 6.º ano do concelho.
A Câmara Municipal de Lousada e a Rede de Bibliotecas de Lousada foram as entidades promotoras deste concurso, que decorreu durante o segundo período letivo.
Ao concurso destinado ao 4º ano, concorreram 20 turmas, de 17 estabelecimentos de ensino do concelho.
O primeiro lugar foi atribuídos à turma 4ª-AV da Escola Básica de Mourinho – Aveleda, como o trabalho “Uma viagem ao passado”. Em segundo lugar ficou a turma 4B da Escola Básica de Boavista Silvares, que apesentou o trabalho intitulado “A brincar conhecemos Lousada”. O terceiro prémio foi atribuído à turma C-3/4B da Escola Básica de Cruzeiro – Cernadelo, com o “Rio Sousa e os seus segredos”.
Os alunos do 6.º ano apresentaram a concurso 12 trabalhos. O júri deliberou que o primeiro lugar fosse atribuído ao trabalho “E tudo num simples final de tarde”, de Bárbara Lia Rocha de Bessa Ferreira, aluna da Escola Básica e Secundária Dr. Mário Fonseca.
Em segundo lugar ficou Tatiana Alexandra Batista, da Escola Básica e Secundária Lousada Oeste, com o trabalho “O caderno TQ”.
Joana Ferreira da Silva Madureira Jaloto, da Escola Básica Lousada Centro, ficou em terceiro lugar com o trabalho “Quem sou eu?”
O Vereador da Cultura, Dr. Manuel Nunes, destacou que “os objetivos desta iniciativa passaram angariar leitores, estimular a criatividade, bem como desenvolver os níveis de literacia no concelho. Pensámos em começar a criar essas condições para os alunos do 1.º e 2.º ciclo que apresentaram muitos trabalhos para este concurso”.
A oferta dos livros vai manter-se e em outubro e novembro vão ser oferecidos aos alunos que frequentem o 4.º e 6.º ano. Com esta iniciativa foram abrangidos seis mil alunos, sendo três mil do 1.º ciclo e outros tantos do 2.º ciclo.
O Vereador teve ainda a oportunidade avançar com “a novidade que passa por nova edição, que está a ser preparada, de um outro autor, destinada aos alunos do 3.º ciclo. Vão ser distribuídos três mil livros aos alunos que frequentarão o 9.º ano. Deste modo vamos criar leitores de modo contínuo. Este processo de incutir hábitos de leitura não fica por aqui e outros autores vão surgir com novas histórias”.
Prémios monetários para melhores trabalhos
Os três melhores trabalhos do 4.º ano tiveram como prémio receberam um prémio um valor monetário para a Biblioteca Escolar monetário e um livro para cada aluno da turma concorrente.
No que respeita aos trabalhos apresentados de modo individual pelos alunos do 6.º ano o prémio para os três melhores classificados foi para o aluno vencedor e para a biblioteca da escola que frequenta.
Todos os alunos que participaram no concurso receberam um Diploma de Participação.