área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Manuel Alegre nas comemorações de nascimento de Álvaro Feijó
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Lousada assinala este ano o centenário do nascimento do poeta Álvaro Feijó. Na abertura das comemorações, no dia 10 de março, esteve presente Manuel Alegre, que assinala os 50 anos do lançamento da obra “Praça da Canção”. A cerimónia, promovida pela autarquia decorreu na Biblioteca Municipal.
Manuel Alegre, na sua intervenção, destacou “a emoção em participar nesta atividade da Câmara Municipal de Lousada. Assinalam-se os 100 anos do nascimento de Álvaro Feijó e 50 anos da Praça da Canção, que foi construída na Casa de Vilar, residência da família Feijó”.
Ainda de acordo como poeta, que viveu na Casa de Vilar antes de partir para o exilio, “existe uma ligação da Praça da Canção à Casa de Vilar por onde passaram muitos resistentes. Apesar de eu ter escrito muitos livros, a obra de poesia em questão foi a que teve mais impacto, mesmo tendo sido apreendida, copiada à mão, ter andado de mão em mão, cantada, ou seja ter contribuído para o despertar de muita gente”.
Este livro teve consequências políticas e culturais pela novidade poética, tendo surgido na época da Ditadura, mas que continua a circular na atualidade.