área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Ação de formação “Futebol na Deficiência Visual”
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Sábado e domingo nos Campos Multifuncionais
Realiza-se no sábado e domingo, dias 19 e 20, a ação de formação “Futebol na Deficiência Visual”, promovida pela Camara Municipal de Lousada em colaboração com a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência. A atividade vai decorre nos Campos Multifuncionais do Complexo Desportivo.
Um dos objetivos deste evento passa pela reativação da prática do futebol para cegos em Portugal através de sessões práticas com jogadores e treinadores com vista ao desenvolvimento da modalidade de forma competitiva a nível nacional e internacional.
O futebol para cegos é uma das modalidades adaptadas para pessoas com deficiência visual. A prática desta modalidade promove o desenvolvimento da capacidade de orientação e melhoria da condição física.
Esta modalidade encontra-se em desenvolvimento na Europa com um programa e um calendário de eventos oficiais e jogos amigáveis regulares na Europa, sendo esta uma modalidade paralímpica jogada em mais de 60 países no mundo.
Esta ação, que tem formador José Carratalá Sánchez, destina-se a treinadores e outros agentes desportivos, professores de educação física, praticantes de desporto com deficiência visual e alunos do ensino superior da área das ciências do desporto.
No primeiro dia de formação vão ser abordados temas como deficiência visual, treino e a pessoa com deficiência visual, futebol para cegos em Portugal: desenvolvimento da modalidade e regras e regulamentos do futebol para cegos.
A tarde de sábado tem uma componente prática com iniciação ao treino do futebol para cegos, comunicação entre guarda-redes e jogadores de campo, comunicação entre guias e jogadores de campo e exercícios de deslocamento no campo, exercícios de passe, exercícios de controlo de bola e exercícios de remate
No domingo, entre as 9h00 e a 11h00, vai haver um debate cujo tema é “Perspetivas sobre o desenvolvimento da modalidade em Portugal”.
Esta ação de formação é creditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, com dois créditos, para a componente geral e componente específica de desporto adaptado.