área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Pianista lousadense João Xavier na Casa da Música
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Na sexta-feira, dia 18, o Lousadense João Xavier atua na Sala Suggia, da Casa da Música, com a orquestra Sinfónica do Porto.
“Quadros Russos” é o nome do concerto que inclui o empolgante concerto para piano e orquestra n.º 1 de Rachamaninoff e ainda Quadros de uma exposição de Mussorgski, considerada uma das grandes obras-primas da música russa.
O Lousadense João Xavier é descrito como “um dos Jovens Talentos a inaugurar um Ciclo de Piano na Casa da Música e desde então já viu a sua carreira distinguida com prémios internacionais”.
Em 2011, João Xavier obteve o 1.º lugar no prémio Jovens Músicos, categoria piano e, em 2014, obteve o 3.º prémio no concurso internacional de piano "Prémio Jaén" em Espanha.
Ingressou no Conservatório de Música do Vale do Sousa com 9 anos e, em 2011 terminou o 8.º grau com a classificação máxima.
Atualmente estuda no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo com a pianista e professora Elisso Virsaladze.
No percurso, João Xavier regista vários prémios internacionais e ainda a participação a solo e com orquestra em vários locais, como no Centro Cultural de Belém, Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, Sala Suggia da Casa da Música, do Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, Academia estatal de artes y cultura de Volgogrado, Salon Nobre de Diputacion de Badajoz, Teatros del Canal, em Madrid, e em muitos outros.