Iluminação pública 100% LED

Redução de custos para o município
A Câmara Municipal de Lousada está a substituir a iluminação pública, através da colocação de luminárias de tecnologia LED (Light Emitting Diode - díodo emissor de luz).
O investimento ascende a 1,8 milhões de euros e foi dividido em duas fases. A intervenção já começou com a substituição de 3005 luminárias, com um investimento de 425.991,56€. Este investimento tem uma comparticipação do Fundo de Coesão de 85%, no âmbito do POVT - Programa Operacional Valorização do Território, no total de 362.092,83€.
Os trabalhos estão a ser desenvolvidos na parte norte do concelho, nomeadamente nas freguesias de Santo Estevão, Lustosa, Santa Margarida e São Miguel, Sousela, Cernadelo, Covas, Ordem e Alvarenga.
Na segunda fase serão substituídas as restantes 9500 luminárias. O concurso público internacional está a decorrer e a substituição das luminárias deve ficar concluída até ao final do 1.º semestre de 2016, com um investimento aproximado de 1,38 milhões de euros que será pago através da poupança que o mesmo vai originar.
“Lousada será, muito provavelmente, o primeiro concelho do país com a iluminação pública 100% LED” - palavras do Presidente da Câmara de Lousada, Dr. Pedro Machado, que sublinha ainda a redução de custos significativa com a fatura energética.
As luminárias normalmente utilizadas na via pública são equipadas com lâmpadas de potência entre 80 watts a 150 watts, sendo estas últimas as mais frequentes, representando um custo de energia muito elevado. Atualmente, cerca de 65 % de toda a fatura de energia consumida advém da iluminação pública. Com a tecnologia LED consegue-se manter a luminância equivalente às lâmpadas convencionais, com uma poupança que ultrapassa os 65% na fatura de energia.
Este investimento vai permitir ligar todas as luminárias que tinham sido desligadas, em 2011, devido a um aumento brutal dos custos, uma vez que as tarifas de energia subiram 4% e o IVA passou de 6% para 23%.
De acordo com o Presidente da Câmara de Lousada, Dr. Pedro Machado, “todas as lâmpadas que foram apagadas, junto das casas e outros edifícios, serão novamente ligadas. Como é um sistema de elevada eficiência energética, o Município recuperará o investimento em poucos anos, poupando na fatura mensal e, ao mesmo tempo, reduzirá o impacte ambiental da iluminação pública”.
As lâmpadas LED´s, face às lâmpadas convencionais, apresentam inúmeras vantagens, onde se destaca uma duração mais longa, com cerca de 90.000 horas de uso, baixos custos de manutenção, maior eficiência, acionamento instantâneo e mais ecológicas, reduzindo a poluição visual noturna.