Projetos de Lousada venceram Prémios Tâmega e Sousa

As distinções e prémios para empresas locais são realizadas em diversas áreas. Exemplo disso são as classificações obtidas em julho de 2015 por duas empresas, em categorias distintas, no âmbito do Prémio Tâmega e Sousa Empreendedor.
Na categoria 1, relativa a Ideias Inovadoras e Criativas o primeiro prémio foi para o projeto Only2me, com um valor que rondou os 5 mil euros e na categoria 3 – Empresas Dinâmicas, o segundo prémio coube à empresa Calvelex com 2500 euros.
O projeto Only2me tem como base, de acordo com Inês Viana, a responsável pela ideia, a criação de “uma linha de sapatos Vegan (eco-animal-friendly). Este tipo de calçado é elaborado sem utilizar componentes de origem animal, respeitando o direito dos seus trabalhadores e do meio ambiente”.
Para a autora desta ideia inovadora e criativa “este tipo de calçado apresenta uma densidade muito melhor, o que favorece a sua resistência, durabilidade e capacidade de proteção contra o frio”. Inês Viana ressalva ainda que o calçado influencia a saúde, pelo que se deve ter em linha de conta a qualidade e os materiais do mesmo. Como tal, pouco a pouco, as alternativas orgânicas em relação ao couro, vão ganhando terreno e cada vez mais as pessoas começam a ter noção destes tópicos procurando alternativas eco-animal friendly.
O prémio ganho mostra-se importante, na medida em que é um incentivo para o arranque da atividade, sendo necessário realizar um investimento inicial para poder incrementar uma ideia num negócio. Inês Viana, o rosto deste projeto, afirma que “a candidatura foi uma oportunidade para mostrar uma ideia de negócio que já tinha surgido em 2013. Esta ideia aparece no seguimento de um estilo de vida Vegan, que visa excluir, de uma forma possível e prática, todos os produtos de origem animal”.
A ideia é pouco explorada no mercado nacional e internacional, mas com um grande potencial, pelo facto da indústria portuguesa de calçado ser reconhecida.
No entanto, através da moda e as suas respetivas mudanças e tendências, são mais fáceis de realizar e neste caso, opções eco-animal friendly, ajudam a mudar a perceção sobre a importância dos produtos que são consumidos. O projeto tem um ano para ser concretizado.
fabrics4fashion para apostar nas novas tecnologias
A empresa Calvelex apresentou o projeto fabrics4fashion, com o qual ficou na segunda posição da categoria 3, respeitante às empresas Dinâmicas. O objetivo passa pela promoção de novos talentos através da oferta de uma diversificada gama dos mais requintados tecidos europeus, direcionados para o mercado nacional e internacional do design, moda e alta-costura.
Promovido por uma empresa “com mais de 30 anos de experiência no sector do vestuário, fabrics4fashion conta com uma equipa dinâmica e experiente onde a pesquisa de tendências de mercado é constante” refere a administração da Calvelex.
O projeto da fabrics4Fashion assume-se como ”um parceiro de negócio para jovens designers e pequenas marcas, que não sendo obrigados a adquirir quantidades mínimas e encontrando quase todo o tipo de artigos para a elaboração de uma coleção num só local, lhes permite reduzir custos e otimizar os prazos, tendo assim a oportunidade de competir no mercado da moda nas mesmas condições que os demais concorrentes” – como é destacado pela Calvelex.
Além da venda online, a fabrics4fashion disponibiliza um showroom e um gabinete de desenvolvimento onde os seus clientes encontram as condições ideais para a pesquisa e desenvolvimento dos seus projetos.
O outsorsing, análise de tendências e aquisição de novos produtos será uma constante neste projeto de forma a estar ao nível das exigências e necessidades dos jovens criadores. O trabalho realizado pelos meios de comunicação sobre o Prémio do Tâmega e Sousa Empreendedor conferiu notoriedade ao projeto Fabrics4Fashion, mas também promover a divulgação do mesmo.
De acordo com administração da empresa Calvelex “a ideia de concorrer teve na base o facto de estarmos a atividades que promovam o desenvolvimento do negócio e da região mantendo um papel ativo nesse desenvolvimento. Nessa medida o valor resultante do prémio vai ser utilizado para dinamização e projeção do site online”.
Esta empresa familiar, começou com 20 colaboradores a trabalhar para o mercado nacional, mas desde o inicio que os seus fundadores, César Araújo e Marco Araújo sabiam que o seu produto tinha potencial para ir além-fronteiras e aliando o saber fazer na arte da alfaiataria transmitido ao longo de várias gerações à visão empreendedora, conquistam o primeiro mercado externo nos finais dos anos 80 e a Calvelex começa a exportar para os Estados Unidos da América.
Com uma área coberta de 30 mil metros quadrados repartidos por três unidades industriais e dois centros logísticos, emprega atualmente cerca de 700 trabalhadores.
Apostando na constante atualização tecnológica dos seus equipamentos e dos processos produtivos utilizados e na dinamização dos recursos humanos de que dispõe.