área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Nova Revista Oppidum foi apresentada
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Foi apresentado o número 8 da Oppidum - Revista de História, Arqueologia e Património.
A publicação é composta por 10 artigos fruto de investigação de autores que já publicaram em edições anteriores e outros que se juntaram nesta nova edição.
A apresentação da obra foi realizada pelo Prof. Silvestre Lacerda, Diretor-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, que salientou o aspeto gráfico, mas sobretudo os conteúdos dos artigos publicados.
“Todos os artigos revelam um trabalho muito intenso e erudito” - afirmou o Prof. Silvestre Lacerda, destacando o “Paço Episcopal de Penafiel: história e arqueologia do edificado”, mas também o “Catálogo Epigráfico de Lousada: primeiros resultados” com um novo método de catalogação que possa ser útil de modo a replicar noutros concelhos.
Mereceram destaque por parte do Diretor-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas o “Projeto MUNHOS: inventário das moagens tradicionais na ribeira de Sá e ribeiro das Cruzes e da Bufareira (Santo Estêvão de Barrosas, Lousada)” de Manuel Nunes e Paulo Lemos, que se traduz num exaustivo trabalho de campo.
Um outro artigo que mereceu também relevo foi o “Ouro popular: uma vivência do Norte e o seu reflexo no concelho de Lousada”, Rosa Maria Mota. Este artigo remete para um imaginário entre as elites do poder e as elites locais e a forma como é entendida a colocação de valores simbólicos.
No que respeita à apresentação gráfica, evidenciada também pelo Prof. Silvestre Lacerda, permite a continuidade dos números anteriores, mantendo o padrão das restantes edições, tendo também em linha de conta as preocupações ambientais.