Autarquia homenageia pessoas mais idosas

Visita ao mais idoso de cada freguesia
A Câmara Municipal dedicou o mês de outubro aos idosos tendo realizado diversas atividades junto dos seniores, que se estendem ainda durante este mês.
A eleição da Miss e do Mister Sénior foi um dos pontos altos destas comemorações que se realizou no passado dia 25 de outubro, no Auditório Municipal. Em toda a fase de preparação do evento os participantes demonstraram energia e boa disposição.
A Miss Sénior Lousada 2015 é Maria Emília Moreira, do Movimento Sénior de Vilar do Torno, e o título de Mister Sénior Lousada 2015 foi atribuído a José dos Santos Cunha, do Movimento Sénior de Meinedo.
Maria Rosa Magalhães, do Movimento Sénior de Meinedo, foi eleita a Miss Fotogenia. Joaquim Moreira, do Movimento Sénior de Nogueira, é o novo Mister Fotogenia.
O evento teve ainda a eleição da Miss Simpatia, que elegeu Maria Amélia, do Movimento Sénior de Macieira, e o prémio de Mister Simpatia foi para Albano Sousa, do Movimento Sénior de Lustosa.
Mais idosos recebem visita
O mês do Idoso contou também com uma outra iniciativa no âmbito da visita à pessoa com mais idade em cada uma das freguesias do concelho. Assim, têm sido visitados os munícipes mais idosos de cada freguesia, com idade entre os 87 e os 102 anos. Fazem também parte destas visitas os idosos que estão institucionalizados, nomeadamente no Lar Sousa Freire e no Lar Lúcia Lousada, mas também os que passam o seu dia no Centro Social e Paroquial de Sousela e na Associação de Solidariedade Social de Nespereira.
Para a Vereadora do pelouro da Ação Social, Dra. Cristina Moreira, “torna-se necessário sensibilizar a população para o papel dos idosos na sociedade, passando a mensagem da atividade que pode fazer parte do seu quotidiano”.
O envelhecimento físico é uma consequência da vida de todos, mas “o coração não envelhece, pois as pessoas continuam a precisar de carinho, amor e cuidados” – destaca a Vereadora da Ação Social.
São vários os idosos que passam parte do seu tempo sozinhos, o que revela, na opinião da Dra. Cristina Moreira “falta de atenção dos diversos setores da sociedade e com estas visitas que estão a realizar-se junto da população sénior do concelho, mais concretamente das pessoas com mais idade de cada uma das 25 freguesias, é um modo de ter uma maior proximidade da realidade vivida”.
Na maioria dos casos, os mais idosos mantêm-se ativos preenchendo o dia a realizar algumas tarefas em casa e outros as atividades existentes nos movimentos seniores que diversas freguesias têm em funcionamento.
Ainda de acordo com palavras da Dra. Cristina Moreira “mostra-se muito importante potenciar as amizades ao longo da vida, permitindo que os idosos sejam mais felizes, mais ativos e com mais saúde”.