área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Jovens do Bando das Gaitas animaram ruas de Renteria
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Atividade no âmbito da geminação
Quando o Bando das Gaitas percorreu as ruas de Renteria, no País Basco, a 19 de setembro, levando a cultura portuguesa ao Atlantikaldia, festival de música dos povos do Atlântico, a cidade preencheu-se de especial animação. Às janelas das residências e à entrada dos estabelecimentos assomaram rostos e olhares de interesse e curiosidade perante a elegância performativa dos jovens lousadenses, consolidando uma geminação ratificada em 1997.
O Atlantikaldia, que conheceu a multitudinária participação de grupos da Galiza, Finlândia, Dinamarca, Argélia, Costa do Marfim, Venezuela, Cuba e Quebeque, reafirmou, pois, a presença lousadense, aproveitada, também para encontros do Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, com o alcaide Julen Mendonza e a associação cultural Nexos, presidida por Juan Carlos Merino, grande amigo de Lousada, para além de serem firmados intercâmbios académicos entre o Instituto Mitxelena e a EB 2,3 de Nevogilde.
Ao longo dos quase 20 anos de geminação têm decorrido colónias de férias, visitas de estudo, exposições, concertos e participações em feiras gastronómicas e de artesanato. Ao País Basco já se deslocaram, entre outros, os Ranchos Folclóricos de Nogueira e das Ceifeirinhas de Sousela, a fadista Mélanie, companhia de teatro Jangada, grupos de metais do Conservatório Vale do Sousa, artesãos e obras do pintor Paulo Barros. Lousada encontra-se também perpetuada na toponímia da cidade, com cerca de 39 mil habitantes, situada na província de Guipúzcoa, e a 10km da fronteira de Irún.