Dia do Diploma distingue alunos

Autarquia premeia melhores alunos
O Agrupamento de Escolas de Lousada realizou duas cerimónias da entrega de diplomas aos alunos dos diversos ciclos. No dia 1 de outubro os homenageados foram cerca 190 alunos do ensino básico, que se destacaram pelas boas notas que tiveram no final do ano letivo passado.
Na sexta-feira, dia 2, a homenagem teve continuidade, mas desta vez destinada aos alunos do ensino secundário, a que se juntaram os alunos que completaram as ofertas formativas, do ensino básico e secundário, certificados pelo Centro Para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP).
Perante um Auditório repleto de alunos, familiares e professores foram homenageados 215 alunos.
Na abertura da cerimónia o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, teve oportunidade de destacar que “a autarquia tem tido a preocupação de investir no ensino e para que o sucesso educativo seja uma realidade. O facto é que Lousada tem um parque escolar bastante bom, muito melhor que muitos outros concelhos vizinhos. Existe uma prioridade que passa por um investimento na EB 2,3 de Lousada, na medida em que as condições não são, de todo, as ideais para a comunidade escolar”.
Para além do parque escolar melhorado a autarquia procura ir mais além, e exemplo disso são os dois livros infanto-juvenis propositadamente escritos para Lousada, da autoria de Álvaro Magalhães e António Mota e oferecidos aos alunos do 4.º e 6.º ano, respetivamente. A promoção da leitura tem sido uma preocupação constante.
Uma outra novidade passa pela parceria realizada entre a Câmara Municipal, a Escola Secundária de Lousada e o Instituto Politécnico do Porto para cursos técnico-profissionais superiores.
A propósito da entrega de diplomas e dos prémios de mérito, o Presidente da Câmara Municipal destacou que “estão de parabéns os alunos e os docentes pelo seu empenho e persistência e aos encarregados de educação pelo apoio familiar prestado a estes jovens”.
O Diretor do Agrupamento de Escolas de Lousada, Dr. Filipe Silva, começou por felicitar todos os alunos que estiveram presentes na cerimónia no Dia do Diploma, que é um reconhecimento do mérito escolar.
“A todos os que terminaram o 12.º ano e vão prosseguir estudos ou vão entrar no mercado de trabalho a escola desejo as maiores felicidades. Para as duas alunas que foram distinguidas com o Prémio de Mérito há que salientar que foram merecidos e justos pelo empenho e dedicação” – referiu o Dr. Filipe Silva.
Nos próximos dias 23 de outubro e 6 de novembro vão ser entregues outros prémios de mérito com o valor de 500 euros cada um, nos Agrupamentos de Escolas Dr. Mário Fonseca e no Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste.
Autarquia atribuiu prémios de mérito para melhores alunas
A autarquia, tal como em anos anteriores destacou quem mais se destacou no 12.º ano, pela média obtida. Assim, o prémio de mérito do curso científico-humanístico de ciências e tecnologia, no valor de 500 euros, foi entregue a Susana Catarina Borges Silva. Foi também entregue o cheque, no mesmo valor, à melhor aluna do curso profissional de técnicos de comércio, Marta Rafaela Monteiro Barbosa.
Susana Silva concluiu o ensino secundário com média de 19,2 valores e entrou no curso que sempre ambicionou: medicina.
Para esta jovem universitária “é lisonjeador ter recebido este prémio. É muito importante vermos o nosso trabalho valorizado, pois para além de contribuir para um crescimento interior, impele-nos a enfrentar os obstáculos que acabam por surgir”.
Quando questionada sobre os conselhos que pode deixar aos alunos mais novos, Susana destaca que “é necessário empenho, estudar todos os dias e saber lidar bem com as adversidades, pois uma componente mais emocional, mas não menos importante”.
A par de tudo isto Susana Silva afirma ainda que nunca devem deixar de dedicar algum tempo às atividades extra de modo a “libertarem o stress e terem maior disposição para o estudo, durmam bem, fomentem as relações com os amigos e, acima de tudo, sejam felizes pois nunca mais serão tão jovens como neste preciso momento”.
Marta Barbosa terminou o curso com média de 17 valores, mas não quis concorrer ao ensino superior
“O meu objetivo era terminar o ensino obrigatório e começar a trabalhar, porque gosto de ser independente e ganhar o meu próprio dinheiro” salienta Marta Barbosa.
Relativamente ao facto de ter sido a melhor aluna dos cursos profissionais “foi uma surpresa, mas fiquei muito feliz porque todo o meu esforço e trabalho foram recompensados e é sempre um orgulho ser a melhor”.
A jovem deixou ainda um “agradecimento à Câmara Municipal de Lousada por este prémio. O dinheiro que recebi vai ser utilizado para pagar grande parte do valor da carta de condução”.
Marta Barbosa deixa alguns conselhos ao colegas mais novos para que “aproveitem as oportunidades que têm e ouçam os conselhos dos professores pois eles estão lá para nos ajudar não para prejudicar. Aqueles que, tal como eu, não queiram prosseguir o ensino superior aconselho que se esforcem para conseguir boas notas, uma vez que são obrigados a fazer o 12.º ano, ao menos tirem proveito disso e aprendam muito porque no futuro vai ser muito útil”.