Sete novos Centros Escolares abrem as portas

Abertura do novo ano escolar em Lousada
Na abertura do novo ano letivo no concelho sete novos equipamentos escolares entraram em funcionamento. Cinco escolas foram construídos de raiz, nas freguesias de Caíde de Rei, Casais, Lodares, Nespereira e Sousela e dois equipamentos foram remodelados e ampliados, em Cristelos e em Meinedo.
Esta intervenção no parque escolar implicou um investimento total de nove milhões e seiscentos mil euros, apesar do valor elegível ter sido de oito milhões e meio de euros, financiada a 85% por fundos comunitários no âmbito do Programa Operacional Regional Norte – ON2. Este valor inclui o custo da obra e ainda o apetrechamento dos respetivos equipamentos com mobiliário, equipamento informático e material didático.
Novos equipamentos escolares
O Centro Escolar de Caíde de Rei, uma construção de raiz, é composto por dois pisos, com duas salas de atividades, oito salas de aulas para o 1.º ciclo de ensino básico, sala de professores, biblioteca, cozinha, refeitório / polivalente, instalações sanitárias, gabinete de atendimento e área de apoio complementar.
O valor do investimento ultrapassou um milhão e seiscentos mil euros.
O novo Centro Escolar de Casais foi construído junto ao jardim-de-infância que já funcionava e que foi requalificada pela autarquia. A nova infraestrutura é constituída por dois pisos, com duas salas de atividades, quatro salas de aulas para o 1.º ciclo, sala de professores, biblioteca, sala de prolongamento, cozinha, refeitório / polivalente, gabinete de atendimento e área de apoio complementar.
Esta intervenção teve um custo aproximado de um milhão e cem mil euros.
Na freguesia de Lodares, o novo Centro Escolar é constituído por dois pisos, com duas salas destinadas ao ensino pré-escolar e seis salas de aulas para o 1.º ciclo a que se junta a sala de professores, biblioteca, cozinha, refeitório / polivalente, gabinete de atendimento e sala TIC. Este novo equipamento implicou um investimento de um milhão e trezentos mil euros.
O Centro Escolar de Nespereira, construído de raiz, é composto por seis salas destinadas ao 1.º ciclo e duas salas para a o jardim-de-infância, sala TIC, biblioteca, gabinete de atendimento, sala de professores, cozinha, refeitório e polivalente. Esta obra representa um investimento superior a um milhão e seiscentos mil euros.
Na freguesia de Sousela, o novo Centro Escolar, é composto por três salas de atividades para o pré-escolar, cinco salas de aulas para o 1.º ciclo, sala de professores, biblioteca, cozinha, refeitório / polivalente, gabinete de atendimento e sala TIC. Esta nova infraestrutura teve um custo superior a um milhão e trezentos mil euros.
Equipamentos ampliados e remodelados
No Centro Escolar de Cristelos foi requalificado o espaço destinado ao pré-escolar e ao 1.ºciclo, com dois edifícios, sendo o do pré-escolar de um piso e o do ensino básico constituído por dois pisos, partilhando um logradouro comum.
O espaço destinado ao jardim-de-infância tem em funcionamento cinco salas de atividades, sala de professores, polivalente, cozinha e refeitório.
A área destinada ao 1.º ciclo é constituída por 10 salas, sala de professores, sala de receção aos pais, sala de psicologia e também sala de informática, biblioteca, cozinha, refeitório e polivalente.
As obras de ampliação e remodelação do Centro Escolar de Meinedo equipou este espaço três salas destinadas ao pré-escolar, 10 salas de aula para o 1.º ciclo, sala de expressão plástica, sala de professores, sala de receção aos pais, sala de TIC, biblioteca, cozinha, refeitório e polivalente. Esta intervenção representa um investimento de um milhão e trezentos mil euros.
Todos os novos Centros Escolares estão equipados com Polivante que, entre outras atividades, permite a prática desportiva em espaço fechado, nomeadamente para Atividade Físico-Desportiva, e ainda um Espaço Desportivo com cobertura onde os mais novos podem praticar várias modalidades desportivas como andebol, futsal, basquetebol e voleibol, servindo ainda como recreio coberto.
Apoios escolares às famílias
Apoiar e promover a aprendizagem é lema da autarquia, implementando diversos incentivos e apoios às famílias. Os apoios destinam-se à aquisição de livros e material escolar, transportes escolares, bolsas de estudo para estudantes que frequentam o ensino superior, gestão dos refeitórios, mas também a participação dos mais novos na Universidade Júnior e nas Atividades de Enriquecimento Curricular e acompanhamento dos alunos desde o ensino pré-escolar até ao 9.º ano onde o programa DICAS se tem revelado fundamental.
Este ano letivo, pela segunda vez, a Câmara em colaboração com as papelarias e livrarias, assumiu o pagamento diretamente, da verba destinada para aquisição de livros e material escolar para alunos com subsídio escolar.