Jornadas da Educação em Lousada

Inscrições até 5 de setembro
Com o início do ano letivo 2015/2016 têm lugar as II Jornadas da Educação, nos dias 8 e 9 de setembro. A organização desta iniciativa é da responsabilidade da autarquia de Lousada que se associa ao Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Sousa Nascente e às direções dos quatro agrupamentos de escolas que “partilham o mesmo território, juntam sinergias e saberes para levar a cabo este evento que reputamos de grande valor pedagógico” – como é evidenciado pela organização.
Durante os dois dias o tema central é “Gestão do currículo, desenvolvimento profissional e expetativas dos alunos”.
A abertura das Jornadas vai estar a cargo do Presidente da Câmara de Lousada, Dr. Pedro Machado. O primeiro painel do dia vai ser dedicado à apresentação de vários projetos, nomeadamente o “SELFIE – Planeamento de carreira para economias dinâmicas” que vai ser apresentado pelo Vereador da Educação da Câmara de Lousada, Dr. António Augusto Silva.
Vai também ser apresentado o “Projeto de Orientação Vocacional e Coaching”, “Junior Achievement Portugal: programas de empreendedorismo nas escolas” e “Redes sociais: como pesquisar sobre o mercado de trabalho e identificar potenciais oportunidades de carreira”.
Os trabalhos vão ter continuidade com as mesas redondas “Planeamento de carreira e orientação profissional nas escolas de ensino básico e secundário”, “Qualificar e desenvolver o ensino profissional. A regulação da oferta e da procura, a promoção do sucesso e a inserção territorial” e “A articulação entre as escolas e o mundo do trabalho – práticas de sucesso”.
Na quarta-feira, dia 9, vai estar em evidência o projeto CMat1, que se assume como uma ferramenta lúdica de aprendizagem para o 1.º ciclo, e foi desenvolvido pela Universidade de Aveiro, Câmara Municipal de Lousada e EduScience/LuduScience.
“Os projetos educativos de escola e agrupamento como instrumentos estratégicos de elevação das oportunidades de aprendizagem” e “O Plano Estratégico Educativo Municipal: o todo é mais do que a soma das partes – gerar vontades e convergências para melhorar a educação local” são os dois temas apresentados na reta final das Jornadas.
Inscrições e objetivos da segunda edição
Com esta iniciativa, que tem como público-alvo, os docentes os objetivos passam por identificar diferenças estruturantes ao nível das opções curriculares no que respeita à orientação vocacional, ensino profissionalizante e planeamento de carreira e constatar a importância de um sistema educativo que privilegie um ensino profissionalizante de qualidade, como opção de carreira.
Para além disso, o facto de identificar casos de sucesso na articulação entre escolas e o mundo do trabalho e contribuir para o esclarecimento dos docentes/participantes, em torno da atual discussão sobre a municipalização versus projeto educativo local.
Os principais destinatários das Jornadas, acreditadas como formação contínua de 12 horas, são os docentes dos agrupamentos de escolas do concelho, que podem efetuar as inscrições até dia 5 de setembro através de formulário disponível em www.cfaesousanascente.org/jornadas