Atribuição de Distinções na sexta-feira

Medalha de Ouro para Padre José Lemos
Na sexta-feira, dia 24, pelas 18h30, tem início a Sessão solene de atribuição de Distinções Honoríficas. A cerimónia vai decorrer, a exemplo de anos anteriores, no Auditório Municipal.
A Medalha de Ouro de Mérito Municipal vai ser entregue ao Padre José Fonseca Lemos, que assinala este ano as Bodas de Ouro de ordenação presbiteral. Desta forma é um reconhecimento pela distinta missão realizada e pela legitimidade ética que o torna num exemplo de fidelidade e compromisso perante a comunidade.
A Medalha de Prata vai distinguir uma individualidade e quatro instituições do concelho.
António Mesquita é um atleta lousadense que tem demonstrado resultados brilhantes em Duatlocrosse, alcançando o título de campeão nacional e sendo considerado mesmo a grande sensação da modalidade.
Quando se assinala o Ano Municipal do Desporto, é justo enaltecer um desportista combativo, persistente e vitorioso, cujo exemplo deve ser apontado às novas gerações.
A Associação de Solidariedade Social de Nespereira, fundada em março de1990 e com instalações em funcionamento desde 1999, tem desenvolvido um relevante trabalho social, solidário e económico, beneficiando a comunidade de Nespereira e o concelho de Lousada.
Referência ainda para a dinamização do movimento sénior de Nespereira e a participação na Comissão Integrada para o Idoso e Adulto Dependente.
O Conservatório do Vale do Sousa assinala 20 anos de atividade, criado em 1995, sob a designação de Academia de Música da Associação de Cultura Musical de Lousada. O Conservatório do Vale do Sousa tem sido um agente cultural de primeira grandeza no concelho e na região, contribuindo, de forma ativa e permanente, para a aprendizagem da música e a qualificação artística e cultural da população, especialmente das camadas mais jovens.
Ao ser oficialmente autorizada a ministrar, em regime de planos e programas, os cursos básicos e secundários de acordeão, canto, canto gregoriano, clarinete, contrabaixo, fagote, flauta, flauta de bisel, formação musical, guitarra, guitarra portuguesa, oboé, percussão, piano, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, violeta, violino e violoncelo, a instituição assume-se como escola de ensino artístico de elevada reputação, protocolando com vários estabelecimentos de ensino da região uma oferta educativa singular, em regime articulado ou supletivo, envolvendo várias centenas de alunos.
A Juventude de Hóquei Clube, apesar de existência recente (2004) veio congregar um significativo número de atletas para a prática do hóquei em campo e do hóquei de sala. Tem aliado uma permanente preocupação formativa, nomeadamente através de um trabalho conjunto com os estabelecimentos de ensino, interligando o desporto com o apoio ao estudo e a promoção do sucesso educativo.
Sob o lema “Hóquei para Todos” é já um dos clubes portugueses com maior número de praticantes, pelo que o seu desempenho constitui um exemplo de sucesso, de evolução e de capacidade mobilizadora.
A Sociedade Columbófila de Lousada tem a sua matriz nas atividades realizadas por um grupo de entusiastas na década de 30.
O clube atual, fundado em 1975, prossegue com os fins culturais, desportivos e recreativos, assinalando presença condigna nos vários concursos da modalidade, com vários dos seus associados a registarem resultados brilhantes nos campeonatos de velocidade, fundo e meio fundo, e no prémio da Anilha de Ouro. Também a nível distrital, onde já várias vezes foi distinguida.