área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Mercado Histórico superou expetativas
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Realizou-se na sexta-feira, sábado e domingo, o mercado Histórico, fazendo Lousada recuar até ao século XVII.
A Avenida Senhor dos Aflitos encheu-se, durante estes dias, de bêbedos, ladrões, compradores difíceis, rixas de soldados, cartomantes, bruxas, parvos, alcoviteiras, entre outros figurantes que alegraram o evento.
Estiveram presentes mais de 40 mercadores e quatro taberneiros. O negócio foi realizado entre cerveja artesanal, chás, bijuteria da época, doces e gomas artesanais, entre muitos outros produtos alusivos à época.
Participaram alunos de vários estabelecimentos de ensino, que abrilhantaram este regressar ao passado. No primeiro dia esteve presente o Colégio S. José de Bairros com “os ofícios na época seiscentista”, a que se seguiu animação musical pelo agrupamento das escolas de Lousada. O Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca trouxeram até ao centro da Vila o Cortejo com Nobres, Clero e Povo. As Cenas Históricas sobre tabuleiro de Xadrez estiveram sob a responsabilidade de alunos e professores do Agrupamento de Escolas Lousada Este.
As Danças do Povo e do Palácio estiveram a cargo do Agrupamento de Escolas Lousada Oeste, ficando o Externato Senhora do Carmo com a responsabilidade de apresentar o espetáculo de animação dos Príncipes Reais.
Para o Vereador da Cultura, Dr. Manuel Nunes, “este evento demonstrou, mais uma vez que a população e também os visitantes do nosso concelho, apreciam e participam nestas recriações culturais. Mais uma vez as expetativas foram superadas largamente e o centro da Vila encheu-se de pessoas de várias idades”.
Do programa constou ainda música e dança da época, com recitais incluídos