área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Cerimónia de Reconhecimento Social na quinta-feira
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
A educação e formação das crianças e jovens é, sem dúvida, um enorme desafio para a comunidade escolar, em particular, e para toda a sociedade em geral.
Com o alargamento para 12 anos da escolaridade obrigatória, os alunos passaram a estar ligados à escola até aos 18 anos, ou seja, até à maioridade, legalmente falando.
Assim, é fundamental o estabelecimento de parcerias entre os Agrupamentos de Escolas do Concelho de Lousada, as empresas e Instituições que recebem estes alunos e que são igualmente responsáveis pela sua formação, numa perspetiva conjunta de responsabilidade social.
Neste pressuposto, “a Câmara Municipal pretende evidenciar a importância desta responsabilidade social das empresas e instituições que, generosamente e de forma sistemática dão o seu contributo para a formação de jovens mais capazes” – como destaca o Vereador da Educação, Dr. António Augusto Silva.
Se para uma grande parte dos alunos essa realidade não trouxe qualquer mudança, pois o prosseguimento de estudos, nomeadamente a frequência de um curso superior, era já uma meta a atingir, para outros, que por várias razões apresentam um percurso escolar irregular, um curso profissional ou vocacional será sempre a hipótese mais adequada. Oferecendo uma vertente muito mais prática, onde a prática em contexto de trabalho é fundamental, estas ofertas educativas estão estreitamente direcionadas para o mundo do trabalho.
A cerimónia de reconhecimento público realiza-se no próximo dia 4 de junho, pelas 18h00, no Auditório Municipal.
São parceiros neste projeto da Câmara Municipal os agrupamentos de escolas de Lousada, Lousada Este, Lousada Oeste e Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca, Externato Senhora do Carmo, GestH - Consultores de Recursos Humanos e a Associação Empresarial de Paços de Ferreira.