área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
“Hospital do Pequeninos” trata bonecos doentes
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Iniciativa para retirar medo da “bata branca”
A autarquia de Lousada promoveu, pela primeira vez, o Hospital os Pequeninos. Esta iniciativa teve como parceira a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS), da Universidade do Porto, através dos alunos do curso de Medicina do Hospital Santo António.
Esta parceria teve como finalidade desmistificar a “bata branca”, proporcionando um contacto com a profissão médica e com o ambiente hospitalar de um modos descontraído e tendo os mais pequenos como público-alvo na educação para a saúde.
Assim, nesta atividade que decorreu no dia 15 de maio, no Espaço AJE, participaram mais de 120 crianças, dos vários agrupamentos de escolas do concelho, bem como de estabelecimentos de ensino particular.
Os participantes, cuja idade rondou os cinco anos, tiveram como missão fazer-se acompanhar de um boneco/urso de peluche doente, o mesmo é dizer que se encontrava em mau estado, para que lhe fosse efetuado o diagnóstico. Em todo este processo foram estabelecidas quatro etapas de passagem, desde a chegada ao local: sala de espera, sala de consultas, sala de exames e sala de cirurgia.
Os mais novos, acompanhados pelos educadores de infância, tiveram a oportunidade de contactar com materiais que habitualmente lhes causam algum medo, como máscaras de cirurgia e toucas, ligaduras, espátulas, luvas, bata branca e estetoscópio.
No final deste dia de consultas o balanço efetuado foi positivo. Por parte dos estudantes de Medicina da AEICBAS esta é vista como momentos de enriquecimento pessoal e profissional, permitindo ainda que os mais pequenos possam desenvolver as capacidades de comunicação, melhorando a sensibilidade no que respeita à criança doente.
Para os mais novos esta foi também uma oportunidade de participarem numa “consulta” de modo mais simples, retirando possíveis medos de ser consultado pelo médico.