SAGAZ para cerca de 70 aprendizes do concelho

A Câmara de Lousada promove este ano a terceira edição do programa SAGAZ, numa parceria com a empresa Alento, sendo um evento integrado nas Jornadas da Juventude.
No passado dia 15 de abril, quarta-feira, teve lugar a palestra designada “Chamamos os Mestres e os Aprendizes, para que o legado seja perpetuado”, e onde os promotores, conjuntamente com Mestres e Aprendizes se juntaram para falar sobre diversos assuntos relacionados com esta iniciativa, que decorreu na EBS Dr. Mário Fonseca, em Nogueira.
Ao Mestre cabe a função de dar conselhos ao seu Aprendiz para que este se torne numa pessoa mais completa e valorizada, nas diferentes vertentes da sua vida, orientando-o relativamente ao seu percurso formativo, lúdico, cultural, académico, social e profissional. Desta forma o Aprendiz ganha uma oportunidade única de orientação e o empresário ganha um profissional moldado à sua empresa.
Assim, os trabalhos tiveram início com a Palestra da Alento, com os vários participantes, em que foram elencadas as diversas e atitudes a ter quando se procura emprego. O final da tarde foi dedicado à assinatura de protocolos entre alunos e entidades participantes no SAGAZ.
A III Edição do SAGAZ conta com várias diferenças relativamente a edições anteriores, das quais se destacam a oferta do Kit Emprega-te a cada jovem que participa e um programa de Gestão de Carreira para cada um dos cerca de 70 jovens “Aprendizes”.
Todos os jovens participantes receberam o “Kit-Emprega-Te do Aprendiz” e todos os jovens que forem escolhidos pelos Mestres têm direito a um programa de Gestão de Carreira com um Consultor especializado, que podem ativar nos próximos três anos.
São 13 os Mestres que atuam em áreas de formação tão diversas como a advocacia, a docência universitária, a psicologia, a área de desporto e a consultadoria financeira.
Para o Vereador da Educação, Dr. António Augusto Silva, a importância deste projeto passa pelo facto do “emprego ser um bem escasso, assim, para além, de uma qualificação adequada, o desenvolvimento de competências de empregabilidade é fundamental. Daí a importância de um programa como este, que permite mobilizar a experiência daqueles que foram bem-sucedidos no mercado de trabalho no aconselhamento dos mais jovens e dotá-los, ainda, de um conjunto de ferramentas, que de outra forma não lhes estariam acessíveis”.
A Vereadora da Juventude, Dra. Cristina Moreira, teve ainda a oportunidade de destacar que “a importância desta terceira edição do SAGAZ passa por pensar a longo prazo, na empregabilidade e na realização pessoal de cada um destes jovens, pois o mercado de trabalho está cada vez mais exigente”.
Ainda de acordo com a Dra. Cristina Moreira, “os intervenientes em todo este processo, desde a autarquia, às escolas, aos mestres e aos aprendizes, são fundamentais para que este projeto tenha sucesso”.