O Folia 2015 vai começar no dia 24 de abril

De 24 de abril a 2 de maio
A Jangada teatro e a Câmara Municipal organizam o 15.º Folia – Festival de Artes do Espetáculo de Lousada, que tem início do dia 24 de abril e prolonga-se até dia 2 de maio.
Da vasta lista de programação constam companhias como A Barraca (Lisboa), Teatro Art’ Imagem (Porto), Teatro das Beiras (Covilhã) e Peripécia Teatro (Vila Real). Esperam-se ainda boas surpresas de Cabo Verde, através dos Craq’ Otchord e da Ilha D’Arte de Lisboa.
Esta 15.ª edição do Folia, que é uma organização da Jangada teatro e da Câmara Municipal, vai contar também com música, cinema de animação, magia, dança e exposição.
No primeiro dia do Festival de Artes do Espetáculo de Lousada vai estrear a 43.ª produção da companhia residente: “American Way”. Esta é uma história que apresenta os fluxos migratórios dos anos 60 e 70. "American Way", pretende retratar de forma divertida e musical, as alegres peripécias, os dissabores e as desilusões de quem criou demasiadas expectativas no país de acolhimento. A família que aparecerá na peça escolhe a América como o país estereótipo de todas as oportunidades. Mas passam mal e vivem na rua, até compreenderem que a única forma de sobrevivência é fazerem um espetáculo cujo tema é Portugal.
A abertura do evento vai decorrer pelas 21h00 com a atuação do jovem lousadense Mágico Sopas, com o espetáculo Close Up Magic. Segue-se a partir das 21h30 a nova produção da Jangada teatro.
No sábado, dia 25, é repetido o espetáculo “American Way”, pelas 21h30, sendo antecedido de um apontamento de cinema de animação da autoria de Abi Feijó.
O fim de semana tem continuidade com o “Fardo”, da Peripécia teatro, a partir das 21h30.
Nos dias seguintes vão ser apresentados os espetáculos “Esquizofrenia”, “Tartufo”, “A maior flor e outras histórias segundo José”, o concerto de Rita Red Shoes, “Rádio Cabaret” e “O farrusco, o telefone e eu”.
Durante o tempo em decorre o Folia vai estra patente a exposição “O sítio das Marionetas”, diariamente entre as 20h30 e as 21h30, também no Auditório Municipal. Esta é uma mostra de marionetas de diferentes produções plásticas e de fantoches baseados em histórias e contos infantis, principalmente de figuras de animais destinadas a atividades de animação e teatro com crianças. Do tamanho de um dedo a cabeças de gigante, a esponja é o elemento principal e a cor o ingrediente que lhes dá vida.