área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Câmara associa-se às comemorações da I Grande Guerra
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
No ano de 2014 iniciaram-se, por todo o país, as comemorações dos 100 anos da I Grande Guerra, conflito que marcou profundamente a memória portuguesa. Entre os milhares de portugueses que integraram os contingentes do Corpo Expedicionário Português estiveram dezenas de lousadenses, entre recrutados e voluntários, que deram o seu contributo para esta ação militar e estratégica. Alguns deram mesmo a vida.
A Câmara Municipal de Lousada pretende associar-se às comemorações, tendo em vista várias iniciativas culturais e científicas, que vão decorrer a partir deste ano constituindo um renovado motivo para a discussão deste tema, mas também uma causa para a homenagem aos combatentes lousadenses da I Grande Guerra e àqueles que morreram no campo de batalha.
Com este objetivo, a Câmara Municipal pretende lançar um repto a todos os lousadenses, e não só, que possuam quaisquer memórias de familiares ou amigos presentes na guerra que possam constituir elementos de estudo sobre a participação de combatentes originários de Lousada na I Grande Guerra, quer fosse na frente europeia, quer nos contingentes africanos.
Procura-se especialmente cartas e postais de guerra, peças de fardamento, lembranças da frente de combate, fotografias, documentação militar - como cédulas militares - memórias de participação na guerra ou outros escritos relacionados, desenhos, pinturas. Os testemunhos também são importantes: se conviveu com antigos combatentes e ouviu as suas histórias do conflito, o gabinete do Património fará o registo para memória futura.
Se tem elementos sobre a I Grande Guerra, por favor, contacte o Gabinete do Património e Arqueologia da Câmara Municipal através do e-mail: cristiano.cardoso@cm-lousada.pt ou do telefone 255 820 500.