Dr. Mário Fonseca é o patrono do Agrupamento de Lousada Norte

Homenagem na próxima sexta-feira, no Centro Paroquial de Sousela
O médico Dr. Mário Fonseca, falecido em 2012, é o patrono escolhido pelo Agrupamento Vertical de Escolas de Lousada Norte e da escola-sede, até agora Escola Básica e Secundária (EBS) de Nogueira.
A proposta partiu da Direção, presidida pela Dra. Ernestina Sousa, e obteve o acolhimento do Conselho Pedagógico, Conselho Geral, Conselho Municipal da Educação e do Ministério da Educação e Ciência.
A apresentação pública da nova designação vai decorrer na próxima sexta-feira, dia 27 (um dia após a data em que Mário Fonseca completaria 61 anos), no Centro Paroquial de Sousela, com a realização do espetáculo “Contrastes”, durante o qual será prestada uma homenagem, estando garantida a presença de Miguel Guedes e dos Blind Zero.
Ernestina Sousa defendeu que o patrono corporiza o principal objetivo do Projeto Educativo, “educar, integrar e formar para a cidadania todos os alunos dotando-os dos valores que caraterizam uma cidadania ativa, interventiva e crítica consciente do papel social do indivíduo”.
Referiu, igualmente, que, pela sua participação cívica, política cultural, social e profissional, afirma-se como uma das personalidades mais proeminentes da História de Lousada.
Licenciado em Medicina, devotou-se à profissão num espírito de sacerdócio, acompanhando os pacientes de forma permanente e interessada, sobretudo junto dos mais desfavorecidos, aos quais não cobrava quaisquer honorários e os ajudava a minorar outras dificuldades, sendo, por isso, reconhecido como “Médico do Povo”.
Foi Deputado Municipal e Presidente da Assembleia Municipal de Lousada durante 22 anos. Foi atleta, dirigente da Secção Juvenil, Presidente da Direção e Presidente da Assembleia Geral – que exerceu durante cerca de 20 anos – da Associação Desportiva de Lousada.
Desempenhou, também, os cargos de Presidente da Assembleia Geral da Associação de Cultura Musical, do Conselho Fiscal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e diretor da Assembleia Recreativa e Desportiva Lousadense.
Para além de professor no extinto Colégio Eça de Queirós, contribuindo para a formação humana e académica de muitos jovens, que, ainda hoje, testemunham o seu saber e a sua competência, foi o primeiro diretor do jornal TVS – “Terras do Vale do Sousa” –, e cronista do “Jornal de Lousada.
Ernestina Sousa considera que “integrar o Dr. Mário Fonseca como patrono da EBS de Nogueira e do Agrupamento de Lousada Norte representa o reconhecimento público de um percurso de vida orientado para a valorização da nossa comunidade e um exemplo para as gerações futuras de entrega e humanismo em favor da causa coletiva, valores que a escola deve, permanentemente, promover”.
“Constitui, também, uma homenagem de gratidão perante um cidadão que sentia o orgulho da sua terra, de que tão incansavelmente se orgulhava e tão devotadamente engrandeceu” – concluiu.