Festival Internacional de Camélias no fim de semana




Na sexta-feira, 7 de março, tem início um fim de semana dedicado às Camélias, e o Auditório Municipal vai ser palco do espetáculo “Casa d’ Água”, do fadista Pedro Moutinho.
A abertura da Exposição e do Mercado das Camélias está agendada para as 15h00 de sábado, dia 8, na Praça das Pocinhas, para o público em geral. É também nesta cerimónia que vão ser entregues os prémios do Concurso das Camélias. Pelas 16h00 entra em cena a animação itinerante “Persil Blanche”, uma produção Persil Noir, que é apresentado novamente no domingo, no mesmo local, pelas 14h00.
À noite, a partir das 21h30, é apresentada a ópera “La Traviata – A Dama da Camélias”, de G. Verdi. Esta é uma produção da Associação de Cultural Municipal de Lousada. O espetáculo vai ser repetido no domingo, pelas 17h00.
No sábado vão decorrer diversos whorkshops, de participação gratuita. Durante a manhã vai decorrer a Oficina de Escrita Criativa "Camélias em camadas de palavras", com António Mota, na Biblioteca Municipal e, no Centro de Interpretação do Românico (CIR), a Abigail Ascenso promove o Workshop de Ilustração “Traços de Camélia: A Arte de Ilustrar Flores”. De tarde vai realizar-se o Workshop “Cosmética Natural: Benefícios do Óleo de Camélia”, com Isabel Cerdeira Gomez, na Biblioteca Municipal. O CIR é o local escolhido para o Workshop "Métodos de Propagação de Camélias", orientado pela Arq. Renata Ferreira e Eng. Valdemar Ferreira.
No domingo, o Lousada BTT junta-se ao evento com a IV Rota das Camélias Lousada BTT. O Mercado das Camélias vai estar aberto no sábado das 15h00 às 19h00, e no domingo entre as 10h00 e as 19h00.
Passeio pelos Jardins de Camélias
No passado domingo teve lugar um Passeio aos Jardins de Camélias e vai realizar-se um outro no próximo dia 9, em locais diferentes. Os participantes têm autocarro gratuito, requerendo inscrição prévia na Loja Interativa de Turismo ou em www.cm-lousada.pt/p/festivaldascamelias
No dia 2 de março, foram visitados os jardins da Casa de Ledesma, situada em Barrosas Santo Estêvão, com um jardim que convida à tranquilidade, com camélias, azáleas, roseiras e árvores de fruto. A visita teve ainda como destino uma paragem na Casa de Lagoas, em Nevogilde, onde se mistura o clássico das camélias e glicínias com a diversidade do arvoredo.
No próximo domingo, dia 9, vão ser visitados os jardins da Casa do Porto, em Santa Margarida, onde se pode encontrar um espaço amplo, onde há sombra das glicínias e das videiras antigas. Na Casa de Vila Verde, em Caíde de Rei, os visitantes podem apreciar os carvalhos-dos-pântanos e uma avenida verdejante, rodeada por hortênsias, uma tília-prateada e um abeto-de-douglas, e um jardim com sebes de buxo, ornamentado com camélias, roseiras e azáleas e roseiras trepadeiras. A última paragem é na Casa de Ronfe, em Meinedo, com jardins temáticos, como o Jardim dos Anõezinhos, o Jardim Sevilhano e o Jardim dos Quatro Amores. Esta visita repete-se às 14h30. As visitas são abrilhantadas com encenações da Jangada Teatro.