Lousada integra projeto para planeamento da carreira

Projeto SELFIE (Programa ERASMUS+)
Na passada semana uma delegação de Lousada participou em Narvan na primeira reunião do Projeto Selfie, financiado a 100% pelo programa Erasmus +.
O Vereador do pelouro da educação, prof. António Augusto juntamente com técnicos da autarquia e com os diretores dos agrupamentos de escolas de Lousada, prof.ª Ernestina Sousa, prof. Filipe Plácido, prof. Orlando Pereira e prof.ª Luisa Lopes, representaram o concelho de Lousada numa reunião de trabalho que tem como principal tema o planeamento de carreira dos alunos, desde os 12 até aos 18 anos de idade.
O projeto Selfie é composto por cinco parceiros, entre eles a LMETB, Autoridade para a educação e formação nos distritos de Louth e Meath na Irlanda, duas organizações não-governamentais, uma do Chipre, CARDET, e outra da Lituânia, JKC, especialista na pesquisa e desenvolvimento nas áreas da educação, formação, recursos humanos e orientação profissional e ainda a Universidade de Paderborn, na Alemanha e o Município de Lousada.
A finalidade do projeto é criar uma formação que será implementada nas várias escolas e que contempla três níveis: introdutório, intermédio e avançado, abrangendo alunos entre os 12 e 16 anos. O objetivo final é ajudar os alunos a identificar os seus pontos fortes e fracos e a construir o seu próprio auto-retrato, ao mesmo tempo que são capazes de identificar potenciais oportunidades de carreira.
Em paralelo, o projeto prevê formação para os professores nesta área para que possam instruir os alunos da forma mais adequada.
Este projeto vai ao encontro do objetivo estratégico do quadro Educação e Formação 2020, ajudando a melhorar a qualidade e a eficiência da educação e formação através do desenvolvimento do ensino e de um planeamento de carreira mais apropriado para a economia de uma Europa dinâmica e baseada no conhecimento. Também irá aumentar a criatividade e a inovação, apoiando o desenvolvimento das competências-chave de pesquisa, do pensamento crítico e da tomada de decisões transversais.
Recursos curriculares e formação de professores
O projeto Selfie tem como data de conclusão setembro de 2016 e, de momento os parceiros estão a realizar uma investigação inicial onde vão ser definidas as ações a desenvolver nas diversas áreas, as competências-chave que devem ser abordadas no currículo proposto de planeamento da carreira, os níveis de competências-chave, os recursos a utilizar, a formação dos professores, entre outras.
Depois desta avaliação da realidade de cada país vão ser desenvolvidos recursos curriculares iniciais para os três níveis, cabendo a Lousada a criação de recursos de nível introdutório e a ferramenta de avaliação.
Após a elaboração de todos os recursos curriculares e com a conclusão do programa de formação de professores o projeto vai ser aplicado em algumas turmas experimentais e prevê-se que no ano letivo 2016/2017 se estenda a todos os alunos.
O projeto termina com a realização de uma conferência final de avaliação que se vai realizar em Lousada, nos dias 1 e 2 de junho de 2016.
O Projeto Selfie vai estar disponível para consulta e participação numa página na internet nas redes sociais brevemente.
Visita a escolas irlandesas
A delegação de Lousada na deslocação a Navan, cidade localizada a cerca de 60 quilómetros de Dublin, realizou visitas a escolas dos diferentes graus de ensino.
De acordo com o Vereador do pelouro da Educação, prof. António Augusto, esta visita permitiu entrar em contacto com soluções alternativas para problemas pedagógicos e organizacionais que são comuns às escolas portuguesas e irlandesas.
A troca e partilha de experiência prosseguiu e, em Dublin, a delegação de Lousada foi recebida na Câmara da capital Irlandesa com visita às instalações e uma reunião com a Vereadora da Educação e da Cultura, onde os presentes ficaram a conhecer melhor o sistema de ensino irlandês e a importância que lhe atribuem para a saída da crise.