área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
500 anos 500 iniciativas
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
As Comemorações dos 500 anos do Foral de Lousada traduzem-se em 500 iniciativas
500 anos, 500 músicos” é o mote para reunir, ao longo do ano, concertos de música clássica, moderna, jazz e pop-rock, enquanto em “500 anos, 500 vozes” se perfilam coros do românico, renascentista, barroco e de música litúrgica, ao passo que para os “500 anos, 500 palcos” são aguardados espetáculos de vária índole.
A dança rítmica, contemporânea e tradicional portuguesa e estrangeira, aos quais se junta a oportunidade para assistir a sessões de teatro das mais variadas caraterísticas. Esta aposta consolida-se a aposta no “Folia”, Festival que entra na 13.ª edição reunindo as melhores companhias do país, no “Foliazinho”, festival para infância a entrar na 7.ª edição, e, este ano, pela primeira vez, em outubro, o “Comédias d’ outono”, num encontro do teatro do humor com importantes humoristas do país.
A aposta nos livros conhecerá em “500 anos, 500 livros” uma vertente especial. Para além do lançamento de várias obras de caráter histórico, a Semana da Leitura, em março, habitualmente restrita aos estabelecimentos de ensino, vai conhecer uma dimensão comunitária com o projeto “O livro sai à rua”, enquanto, ao longo do ano, o conjunto de exposições de artes visuais previsto inscreve-se em “500 anos, 500 instantes”.
Se a ação “500 anos, 500 lugares” vai permitir conhecer a história do concelho através de ações de promoção turística que integram visitas guiadas em rotas gourmet e percursos pedestres, motards, equestres e em BTT, já em “500 anos, 500 árvores” se perspetiva, designadamente, a plantação simultânea de 500 árvores no âmbito de um conjunto de atividades de promoção e valorização ambiental.
Para o Carnaval a proposta são “500 anos, 500 máscaras” num desfile pelas ruas da Vila previsto como o mais participado de sempre.