Manuela Ferreira e José Matos são Miss e Mister Sénior
No domingo passado, 1 de dezembro, realizou-se a 12.ª edição da Miss e Mister Sénior de Lousada. Este ano os vencedores foram Manuela Ferreira, do Movimento Sénior (MS) de Boim, e José Matos, do MS de Vilar do Torno e Alentém.
A Miss Fotogenia é Maria José Cunha, do MS de Cristelos, e o Mister Fotogenia é José Miranda, do MS de Boim.
Glória Torres, do MS de Caíde de Rei, é a Miss Simpatia e António Pereira, do MS de Nevogilde, é o novo Mister Simpatia.
O Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, deu as boas-vindas a todos os participantes destacando que “este evento é dos mais bonitos e simbólicos por tudo aquilo que simboliza. O facto de estarem aqui tantos seniores com tanta alegria é verdadeiramente inspirador para todas as gerações”.
Ainda de acordo com o Dr. Pedro Machado “os seniores dão-nos o exemplo que devemos aproveitar a vida ao máximo, sendo por isso um exemplo que todos devemos seguir”.
O evento contou com a participação de 30 seniores dos 15 movimentos seniores e dos dois centros de dia. A tarde teve momentos de animação com música de João Teixeira e Carolina Mendonça, que interpretaram tema “Chegou tão tarde”, de Sara Correia. Jorge Coelho e Inês Miguel, dois jovens Lousadenses, apresentaram Danças de Salão. A apresentação do espetáculo foi feita pela Lousadense Cristina Borges e por Daniel Fernandes.
Um dos objetivos principais deste evento, tal como o do projeto, é promover o envelhecimento ativo. Os seniores vão desfilar com as próprias roupas, mas com algumas peças e acessórios disponibilizados pelas lojas do comércio tradicional. Esta é também uma forma do comércio local promover a sua marca num evento que junta centenas de pessoas.
O projeto Movimento Sénior surgiu em 2009, no âmbito da Rede Social de Lousada, com a finalidade de diminuir o isolamento através da promoção do envelhecimento ativo.
No final da cerimónia a Vereadora da Ação Social, Dra. Maria do Céu Rocha, afirmou que este “é um momento de valorização individual e coletiva porque todos os seniores são importantes pelas suas experiências de vida, pelos seus conhecimentos e pela sua contribuição para uma vida familiar e social mais rica e realizadora”.