área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
“Feitas de ferro, desenhadas a carvão”
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Foi apresentado no sábado o espetáculo “Feitas de ferro, desenhadas a carvão”, pela companhia “Era uma vez... Teatro” Associação do Porto de Paralisia Cerebral.
Este evento foi promovido no âmbito da Comemoração do Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, assinalado hoje, 25 de novembro.
A Vereadora da Ação Social, Dra. Mária do Céu Rocha, destacou que “é de extrema importância consciencializar a sociedade sobre a gravidade da violência baseada no género. Este dia destaca os desafios enfrentados por milhões de mulheres no mundo, vítimas de abusos físicos, emocionais, sexuais, económicos e outras formas de violência muitas vezes perpetuadas no ambiente doméstico”.
Ainda na opinião da Vereadora da Ação Social “esta data é crucial para reforçar que a violência doméstica não é um problema privado, mas uma questão social que afeta comunidades inteiras”.
A peça fala de 10 mulheres que percorrem um caminho solitário, mas olhos nos olhos enfrentam a robustez da mudança lutando heroicamente contra a violência que teimosamente prevalece. O espetáculo reflete também o silêncio de muitas mulheres que sofrem as atrocidades de uma sociedade ainda demasiadamente machista.