Autarquia promove evento dedicado ao Ambiente

Animação para os mais novos e plantação de 500 árvores
Numa iniciativa inédita a Câmara de Lousada vai promover uma atividade que tem como mote “500 anos, 500 árvores”, nos dias 20 e 21 de novembro, quinta e sexta-feira.
Esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal surge numa data próxima do Dia da Floresta Autóctone, que se assinala no dia 23 de novembro.
Assim, no dia 20, quinta-feira, a tarde vai ser preenchida com atividades divertidas, com a realização do espetáculo “O Planeta limpo do Filipe Pinto, que vai ter lugar no Auditório Municipal, a partir das 15h00.
Este projeto relaciona-se com a área de Educação Ambiental e conta com o apoio do programa Eco-Escolas (Associação Bandeira Azul da Europa), sendo destinado aos alunos do jardim- de- infância e 1º ciclo.
Neste primeiro dia de comemorações o espetáculo fica a cargo do Filipe Pinto, que foi vencedor do programa de televisão Ídolos, em 2010, tendo terminado a licenciatura em Engenharia Florestal.
Este projeto, da Betweien e do jovem músico, é constituído por um livro, cd, jogo e dvd, que tem como objetivo principal sensibilizar as crianças para a adoção de comportamentos mais responsáveis do ponto de vista da proteção ambiental.
Na sexta-feira, dia 21, as atividades de comemoração do Dia da Floresta Autóctone e sua conservação têm como palco privilegiado a Mata de Vilar, onde vão ser plantadas árvores, a partir das 9h30.
Nesse sentido, foi convidada a comunidade escolar a participar na referida iniciativa que visa essencialmente a plantação de árvores autóctones que são originárias do nosso país, como é o caso dos carvalhos, dos azevinhos, dos medronheiros, dos loureiros e dos sobreiros, mas também a recolha bolotas e a sua sementeira, em pacotes de leite, ou garrafas de plástico, e fazer um viveiro de plantas, para o ano estarão prontas a ser plantadas. Vão participar nesta atividade os alunos dos Centros Escolares do Torno e de Vilar do Torno e Alentém, bem como do Externato Senhora do Carmo.
Vai ainda ser realizado um passeio pedestre para reconhecimento e identificação das árvores autóctones existentes na Mata de Vilar.
No final vai ser plantada a “Árvore do Foral”, uma árvore comemorativa dos 500 anos do Foral de Lousada, que este ano se assinalou no concelho.