Jogos Sem Fronteiras Sénior

Na quinta-feira, dia 24 de outubro, realizou-se a I Edição dos “Jogos Sem Fronteiras Sénior”, no Pavilhão Desportivo de Meinedo, numa organização da Comissão Integrada para o Idoso e Adulto Dependente (CIIAD).
Esta iniciativa tem como objetivo reunir os seniores de Lousada num convívio, através da dinamização de jogos enquanto fator de desenvolvimento social, subordinado ao tema “As Vindimas”.
Durante o dia foram diversos os jogos em que os seniores participaram, com energia e boa disposição, como a colheita das uvas, pisar das uvas no lagar, encher as cubas e Engarrafar e provar o vinho.
Para a Vereadora da Ação Social, Dra. Maria do Céu Rocha, “o balanço deste dia é, sem qualquer dúvida, positivo. Foi escolhido um tema que diz muito a este público: as vindimas. Muitos destes seniores viveram na sua infância e juventude o ambiente das vindimas e, alguns deles, ainda vivem”.
A animação esteve sempre presente por parte dos concorrentes, o que na opinião da Dra. Maria do Céu Rocha “comprova que os idosos só o são no Cartão de Cidadão. Têm um espírito jovem e com estes momentos de convívio, de reencontros e de alegria, os objetivos da CIIAD, que passam pela promoção da qualidade de vida e a integração na comunidade, ficam completamente cumpridos”.
A equipa do Movimento Sénior de Nevogilde foi a vencedora, seguindo-se o Movimento Sénior de Lustosa e o Movimento Sénior da Ordem. Foram mais de 90 participantes dos diversos movimentos seniores, da ACIP e da Santa Casa da Misericórdia de Lousada.
CIIAD
A Comissão Integrada para o Idoso e Adulto Dependente (CIIAD) foi criada em 2009 com o desafio de envolver a comunidade, numa responsabilidade partilhada, potenciadora dos recursos existentes e dinamizadora de ações cada vez mais próximas dos cidadãos, contribuindo, desta forma, para a melhoria da sua qualidade de vida através de uma participação ativa na vida da comunidade. A Rede Social de Lousada é entidade promotora e a Santa Casa da Misericórdia de Lousada a entidade executora deste projeto, que numa responsabilidade partilhada com a Segurança Social, a Câmara Municipal de Lousada, as entidades no Ministério da Saúde e todas as instituições particulares de solidariedade social de Lousada com responsabilidade na intervenção junto dos idosos e adultos dependentes, procuram potenciar os recursos existentes na comunidade e dinamizar ações cada vez mais próximas dos cidadãos, privilegiando as áreas de intervenção dos direitos e apoios aos idosos e adultos dependentes.