Seminário sobre o “Envelhecimento bem-sucedido”

CIIAD promove terceira edição do evento
Realiza-se na sexta-feira, dia 7, o 3.º Seminário da Comissão Integrada para o Idoso e Adulto Dependente (CIIAD), que vai decorrer no Auditório Municipal.
A sessão de abertura está agendada para as 9h30, contando com a presença do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lousada, Eng. Bessa Machado, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, e o Diretor Executivo do ACES Tâmega III – Vale do Sousa Norte, Dr. Camilo Mota.
O primeiro painel vai ter como tema “A idade não depende dos anos mas sim da saúde”. As intervenções são da responsabilidade do Prof. Doutor João Barreto, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, que vai falar sobre a “Qualidade de vida no processo de envelhecimento”.
A manhã tem continuidade com a intervenção da Dra. Teresa Salselas com “Aprendizagem ao longo da vida”.
O Dr. Freitas Gomes, professor universitário, vai apresentar a “Saúde mental e envelhecimento”. Segue-se “Envelhecer com saúde” contando com as intervenções da Dra. Carmo Lopes e da Enf.a Alexandra Pereira, do ACES Tâmega III – Vale do Sousa Norte.
O segundo painel, com início pelas 14h30, tem como mote “Algumas pessoas já nascem velhas, outras jamais envelhecem”.
Após a atuação da Tuna da universidade Sénior de Lousada (USALOU), vai ser apresentado o tema “Ser feliz em todas as idades”, pela Mestre Emília Moreira, da Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
“A importância da família no processo de envelhecimento” é o tema apresentado pela Dra. Zaida Azeredo, da UNIFAI.
O tema que se segue é o “Envelhecimento e autonomia”, que está a cargo do Prof. Doutor Eduardo Pinto da Costa, professor catedrático do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto.
A última apresentação do dia é da responsabilidade da Prof.a Doutora Luísa Pimentel, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, que vai abordar o tema “Potenciar o envelhecimento bem-sucedido através da aprendizagem em contexto intergeracional”.
A CIIAD tem como entidade executora a Santa Casa da Misericórdia de Lousada, tendo diversos parceiros associados.