área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Câmara desce IMI
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
A autarquia fixou uma diminuição da taxa do IMI relativa aos prédios urbanos avaliados passando a ser de 0,37%.
A diminuição do IMI tem sido uma preocupação do Município que, em 2009, reduziu a taxa de 0,8% para 0,7%, no que concerne a prédios rústicos e urbanos, e de 0,5% para 0,4% no que respeita a prédios urbanos avaliados. No ano passado registou-se nova descida de 0,4% para 0,38% .
A Câmara de Lousada foi das primeiras do país a aprovar uma alteração do zonamento e a reduzir os coeficientes de localização, que se traduziu num benefício para os contribuintes. O coeficiente de localização é um dos principais elementos na determinação do valor patrimonial tributário de um imóvel.
Quanto menor for o valor do coeficiente de localização, menor é o valor patrimonial do prédio urbano, e consequentemente menor é a contribuição a pagar. Lousada apresenta um coeficiente máximo a aplicar à habitação mais baixo, com o valor de 0,9 existindo municípios que atingem o valor de 1,15 e 1,20.
Estas alterações determinaram ainda que muitos contribuintes possam usufruir das isenções, uma vez que estas também dependem do valor patrimonial dos prédios.