Prémio Dr. Mário Fonseca anunciado no dia 6

No dia 6 de setembro, sexta-feira, pelas 21h30, no Auditório Municipal, vai ser divulgado a candidatura vencedora do Prémio Dr. Mário Fonseca - projeto de investigação científica na área das Ciências da Saúde. Foram apresentados 43 projetos de investigação para um prémio no valor de 20 mil euros.
Na mesma sessão vai decorrer uma tertúlia sobre Saúde, Investigação e Esperança no Futuro, com a presença do Professor Doutor Sobrinho Simões, da Professora Doutora Flávia Sousa e o do Professor Doutor Helder Novais e Bastos.
A entrada é livre e gratuita, sendo necessária a inscrição prévia em https://www.cm-lousada.pt/pages/861?event_id=1042
Prémio inovador
O Município criou o “Prémio Dr. Mário Fonseca” em homenagem ao médico Lousadense, conhecido como Médico do Povo, que dedicou toda a sua vida à medicina e ao apoio clínico dos mais desfavorecidos. Esta iniciativa, que tem como principal objetivo promover a investigação científica na área das Ciências da Saúde, é direcionada para Investigadores Júnior (com Doutoramento há menos de 10 anos).
Com 10 mil euros atribuídos pela autarquia de Lousada, este prémio prevê no seu regulamento a possibilidade de reforço com a participação de entidades públicas e privadas que se queiram associar. A empresa Soma Coordenadas deu o primeiro passo e juntou-se a esta iniciativa com mais 10 mil euros, perfazendo até à data um valor global de 20 mil euros de prémio nesta primeira edição.
O Prémio Dr. Mário Fonseca tem como embaixador o Professor Doutor Sobrinho Simões e como Presidente do Júri, a investigadora Lousadense, Professora Doutora Flávia Sousa. Como entidades académicas parceiras aderiram a esta iniciativa, e fazem parte do júri, o Instituto de Biomedicina (iBiMED) - Universidade de Aveiro, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3s) - Universidade do Porto, Instituto de Medicina Molecular (IMM) - Universidade de Lisboa, Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO-Porto), Instituto Universitário de Ciências da Saúde (CESPU), LYRIS, Advanced Science School e a Ordem dos Médicos. Assim, o Município de Lousada torna-se na primeira autarquia do país a criar e financiar um prémio de investigação na área das Ciências da Saúde.