Jornadas da Rede de Bibliotecas com casa cheia

Secretário de Estado na abertura
Foram muitos os docentes que participaram na terceira edição das Jornadas da Rede de Bibliotecas Escolares de Lousada, que teve como temática, este ano, “Leituras do mundo, um mundo de leituras”.
Na sessão de abertura esteve a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dra. Cristina Moreira, que destacou o facto de “Lousada ser o concelho com a população mais jovem de Portugal Continental, o que, constituindo, por um lado, motivo de orgulho e de esperança, por outro lado representa maiores desafios e responsabilidades”.
Exemplos referenciados foram o programa DICAS (Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade), a construção de mais sete novos centros escolares, o Complexo Desportivo que congrega habitualmente estágios de equipas e seleções nacionais e europeias. Mas também o Auditório Municipal, a companhia profissional Jangada teatro, aqui residente desde há 15 anos, o Conservatório de Música do Vale do Sousa e a Casa Museu de Vilar.
Nestes dois dias dedicados às Jornadas da Rede de Bibliotecas Escolares foram várias as personalidades presentes que deram o seu contributo. A conferência de abertura teve a intervenção do Dr. Laborinho Lúcio, ex-Ministro da Justiça e escritor. “O papel da mundividência no crescimento” foi o tema apresentado pelo Dr. Alexandre Honrado, escritor e professor universitário. A moderação esteve a cargo do Dr. Alberto Santos.
Ainda no primeiro dia houve tempo para as intervenções dos temas “As leituras do corpo”, com a intervenção da Dra. Teresa Rebelo Pinto no âmbito do projeto Sono Escolas, seguindo-se a participação do Prof. Levi Guerra e da Dra. Margarida Negrais. Este painel contou coma moderação do Dr. Hugo Novais.
“Exemplos de boas práticas na Rede de Bibliotecas de Lousada” foi o tema que encerrou o primeiro dia, pela Dra. Emília Oliveira.
O escritor António Mota foi o primeiro interveniente da manhã, que contou com a presença de Carmen Caçador no papel de moderadora. Seguiu-se o painel relativo às “Leituras do cinema”, com o escritor e guionista João Tordo, o lousadense Abi Feijó realizador e professor universitário, e também a atriz Sara Barros Leitão. A moderação do painel foi da responsabilidade de Mário Augusto, jornalista e crítico de cinema.
O tema da tarde foi relativo ao tema “Leitura e os media”, com os contributos de Richard Zimmler, escritor e guionista, e Joaquim Fidalgo, jornalista e professor universitário. O moderador deste painel foi o Prof. Luís Ângelo Fernandes.
Já na reta final dos trabalhos foi José Fanha, escritor, e o músico e escritor António Vitorino de Almeida, que protagonizaram “Conversas com música”.