Apresentação da Oppidum
No passado dia 22, quarta-feira, foi apresentada mais recente edição da Oppidum, Revista de Arqueologia, História e Património. O evento decorreu no Núcleo de Imprensa de Lousada e contou com a apresentação da Dra. Maria José Santos, Diretora do Museu de Penafiel.
“O número 15 da Oppidum, surge 17 anos depois da primeira edição, que foi em 2006, a que se juntaram três números especiais. A Oppidum encontrou o seu espaço a nível nacional e todas as pessoas destas áreas de estudo a conhecem. É importante ressalvar que, pelo facto de os autores dos artigos não serem pagos para os fazerem, é um trabalho muito mais meritório” – palavras do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Manuel Nunes.
A Dra. Maria José Santos teve a oportunidade de apresentar cada um dos artigos publicados, referindo ainda que “a Oppidum é uma referência importantíssima, em que a qualidade dos artigos e a apresentação da própria revista resulta de um grande investimento realizado pelos autores e, sobretudo, pelo Município de Lousada. É certamente um motivo de orgulho ter um artigo publicado na Oppidum”.
Os oitos artigos desta edição têm como temas “Novos dados sobre a pré-história recente do concelho de Penafiel: a intervenção arqueológica da Rua do Castro, em Abragão”, “Uma invulgar inscrição rupestre romana na encosta meridional do Castro de São Domingos, Cristelos, Lousada”, “A cultura material da villa de Via Cova (Póvoa de Lanhoso”, “Marcas de canteiro da Ponte da veiga (Torno, Lousada): revisitação de uma estrutura pontística medieval”, “Help Point do Peregrino, Barcelos: breve nota sobre uma intervenção arqueológica”, “Materiais arqueológicos do concelho de Lousada em depósito em museus portugueses”, “Terramoto de 1755 em Terras do Sousa” e “A 1.ª República em Lousada através de um periódico local”.
Esta é uma publicação do Município, que teve início em 2006, de periodicidade anual, e cujo objetivo passa pela partilha dos resultados de trabalhos científicos junto do público em geral e em particular dos Lousadenses.